Luto na dramaturgia

Morre aos 80 anos o ator Ney Latorraca

Ator marcou com personagens como Quequé, Volpone, Conde Vlad e Cornélio

Publicado em 26/12/2024

Ator, diretor e produtor, Ney Latorraca morreu no Rio de Janeiro (RJ) pouco depois das 6h desta quinta-feira (26), aos 80 anos. O artista tratava um câncer de próstata desde 2019, e sofreu uma sepse pulmonar decorrente das condições de saúde. Estava internado na Clínica São Vicente, no bairro carioca da Gávea, desde o último dia 20.

Nascido em 1944 na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, Ney marcou telas e palcos com diversos personagens de sucesso. Filho de um casal de artistas que atuavam em cassinos como os da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), e da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), Ney passou por dificuldades com a família depois do fechamento dos estabelecimentos que mesclavam jogos e espetáculos, no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1951).

Enquanto estudava na Escola de Arte Dramática (EAD), Ney trabalhava como vendedor, até quando pôde dedicar-se apenas à arte. Estreou no teatro em 1964 e pouco depois passou a atuar também na TV, em produções das TVs Tupi e Record. Sua estreia na TV Globo se deu em 1975, como Felipe, irmão mais novo de Armando (Milton Moraes) e Marina (Renée de Vielmond), em Escalada, novela de Lauro César Muniz.

Além de ter apresentado o programa Saudade Não Tem Idade (1978) com Djenane Machado, Ney Latorraca marcou em produções globais como Mederiquis em Estúpido Cupido (1976-1977); Leandro de Coração Alado (1980-1981); Albano em Eu Prometo (1983-1984); Ernesto Gattai de Anarquistas, Graças a Deus (1984); Seu Quequé em Rabo-de-saia (1984); Volpone e suas múltiplas identidades em Um Sonho a Mais (1985); Barbosa e diversos personagens do TV Pirata (1988-1992); o Conde Vlad de Vamp (1991-1992); Cornélio em O Cravo e a Rosa (2000-2001; e o falido Eduardo de Da Cor do Pecado (2004).

Na década de 2010 foram mais espaçadas as aparições de Ney Latorraca na telinha. O humorístico SOS Emergência (2010), o especial Alexandre e Outros Heróis (2013), da obra de Graciliano Ramos, e participações especiais na novela Novo Mundo (2017), de Thereza Falcão e Alessandro Marson, e na série Cine Holiúdy (2019), aqui revivendo o vampiro Vlad de Vamp, foram algumas delas.

Em teatro, fora o sucesso O Mistério de Irma Vap, ao lado de Marco Nanini, que durou mais de 10 anos, Ney também esteve em espetáculos como Hair, Jesus Cristo Superstar, Bodas de Sangue, O Médico e o Monstro, Quartett, 3X Teatro e Capitanias Hereditárias, além de uma versão musical de Vamp.

No cinema, o ator participou de cerca de 25 filmes, entre os quais Anchieta, José do Brasil; O Beijo no Asfalto; Ópera do Malandro; A Bela Palomera; Carlota Joaquina – Princesa do Brazil; For All – O Trampolim da Vitória; Viva Sapato!; Irma Vap – O Retorno; O Gerente; e Introdução à Música do Sangue.

Na próxima segunda-feira (30), outro dos trabalhos de Ney na TV se reencontra com o público: o vilão Silas Vadan da novela Zazá (1997), de Lauro César Muniz. O personagem era a maior pedra no sapato da protagonista, Zazá (Fernanda Montenegro), filho do marido dela, Ângelo (Jorge Dória), com Tereza (Nathalia Timberg).

A TV Globo e os canais VIVA e GNT vão prestar homenagens em memória à carreira de Ney Latorraca. Hoje, a TV Globo exibe o Conversa com Bial realizado em 2021.

No encontro remoto, o ator compartilha momentos marcantes de sua de vida, desde a infância e as dificuldades, sobretudo financeiras, enfrentadas por sua mãe, até sua paixão por atuar, e o papel da atividade como solução, à princípio, para essas dificuldades. “Para sobreviver eu preciso representar. Trabalhando é que eu sobrevivo”, diz. “E tudo com muito humor, com muita graça”, completa.

O episódio celebra a relevância e o legado de Ney Latorraca como um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, e vai ao ar nesta quinta-feira após o Jornal da Globo, e nesta sexta-feira (27), às 23h30, no GNT.

Às 22h, o VIVA exibe o episódio Os Diferenciados, da série A Grande Família, em que o ator interpreta o papel do cantor Fred Marques. Às 22h30, vai ao ar no GNT o episódio do Que História É Essa, Porchat?, em que Fábio Porchat recebe Ney Latorraca, Cláudia Raia e Marcos Veras.