Repeteco

Governo alega que Tieta exibe prostituição e preconceito e reclassifica a novela

Novela tem 35 anos e está em reprise no Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 04/02/2025

Nesta segunda-feira (3), o Ministério da Justiça alterou a classificação de faixa etária adequada para a novela Tieta (1989-1990), em reexibição no Vale a Pena Ver de Novo desde 2 de dezembro de 2024 pela TV Globo, conforme informações publicadas pelo jornalista Gabriel Vaquer em sua coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, desta terça-feira (4).

Até aqui indicada pelo MJ para maiores de 12 anos, agora Tieta passou a ser recomendada para maiores de 14. A alegação é de que a novela apresenta “prostituição, nudez, relação sexual, estigma ou preconceito, morte intencional e suicídio”, temas inadequados para o horário livre.

O Diário Oficial da União trouxe o texto da decisão, tomada em decorrência dos resultados de um monitoramento feito pela Coordenação de Política de Classificação Indicativa (Cocind), que integra o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS). A TV Globo tem o prazo de até cinco dias para recorrer da decisão.

Quando levada ao ar pela primeira vez, a novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, foi cartaz da faixa das 20h (hoje, 21h). Uma primeira reprise, em 1994-1995, foi ao ar na faixa das 14h, ocupada pelo Vale a Pena Ver de Novo na época.

Nos anos 1990, especialmente a abertura teve uma atenção especial da parte da emissora, e a nudez de Isadora Ribeiro foi encoberta pelos créditos de autoria, elenco e direção da novela, além de terem sido modificadas as vinhetas de intervalo. Agora, mais de 30 anos depois, nem isso: nos intervalos, apenas o logotipo da história é exibido rapidamente, e os créditos são apresentados no encerramento dos capítulos, por 15 segundos, sobre uma Isadora Ribeiro nua, é verdade – mas com a imagem escurecida.

Em novembro de 2024, outra novela em reprise à tarde teve classificação etária revista: Cabocla (2004), que agora está em reta final. Embora seu selo tenha passado de livre para adequado para maiores de 14 anos, e sua exibição em TV aberta tenha sido recomendada para após as 21h, a nova determinação vale para o Globoplay em primeiro lugar. Na semana que vem – dia 10 – História de Amor (1995-1996) passa a ser exibida em substituição a Cabocla na TV Globo.