Curiosidades da TV

Falecido esta semana, Maguila marcou na TV brasileira para além da luta-livre

No SBT, atleta teve participação inusitada em sucesso de audiência, nos anos 1990

Publicado em 26/10/2024

Nesta quinta-feira (24), o ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu aos 66 anos, em decorrência de encefalopatia traumática crônica (ETC), chamada também de demência pugilística. A doença se desenvolve em lutadores e praticantes de esportes de contato, em razão dos repetidos golpes sofridos na cabeça. É também chamada, por essa razão, de “síndrome do boxeador”.

Em 1991, ano de seu décimo aniversário, o SBT lançou no início da noite um jornalístico bastante popularesco, diferente do que o espectador estava habituado a ver na TV brasileira, inspirado no argentino Nueve Diario. Aqui o título dado foi Aqui Agora, e o programa fez história com o trabalho de Gil Gomes, Magdalena Bonfiglioli, Jacinto Figueira Jr. e outros.

Em razão de sua grande identificação com as massas e àquela altura já ídolo do esporte, tendo sido campeão sul-americano de pesos-pesados em 1984 e assegurado o cinturão nos anos seguintes, Maguila foi convidado a ser um dos comentaristas do Aqui Agora. Mas nada de esporte, menos ainda foco em boxe: ele falava de economia.

“Eu acho que todo pai de família é um economista, porque ele vai no supermercado e vê as coisas aumentarem todo dia. Eles falam que a inflação está 36%, e os alimentos aumentam mais de 100% de um mês pra outro. Todo dia, você vai pela manhã e é um preço, você vai à tarde e já é outro preço, já é mais caro. Então, eu acho que todo pai de família é economista e está vendo que a inflação está aumentando demais”, declarou Maguila no programa de Hebe Camargo, no SBT, em 1991.

Além do Aqui Agora, o atleta também marcou presença no Show do Tom, da Record, liderado por Tom Cavalcante, nos anos 2000.

“Obrigado pelo seu exemplo, pela sua influência na vida de muitos jovens atletas que você formou. Obrigado pelo seu brilho, pelo seu humor natural, espontâneo. E que percebi, desde que o vi pela primeira vez, você fazendo seus agradecimentos nas suas lutas aos seus patrocinadores e aquilo para mim era um humor puro na veia”, declarou Tom ao Gshow por ocasião da morte do ex-colega de cena.

O conteúdo veiculado nesta coluna é de total responsabilidade do colunista parceiro. As opiniões e informações aqui expressas não são de responsabilidade do Grupo Observatório.

Assuntos relacionados: