A Coluna Play, assinada por Anna Luiza Santiago no jornal O Globo, e as redes sociais do VIVA divulgaram nesta terça-feira (3) a substituta de Corpo a Corpo (1984-1985) na programação do canal pago. Trata-se de Plumas e Paetês, escrita por Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu.
Veja também:
Originalmente exibida como atração da faixa das 19h entre setembro de 1980 e abril de 1981, nesses 44 anos a novela foi reprisada apenas uma vez: no Vale a Pena Ver de Novo, entre janeiro e setembro de 1983.
O VIVA deve levar ao ar a versão internacional da produção, o que demanda produzir de novo alguns detalhes como vinhetas de numeração de capítulos e de “a seguir, cenas do próximo capítulo”. Expediente semelhante ocorreu com Corpo a Corpo.
Plumas e Paetês é centrada na história de Marcela (Elizabeth Savala), que decide deixar Belo Horizonte e ir para São Paulo na companhia de um casal de amigos, desiludida com o namorado que a deixara grávida. Osmar (Stepan Nercessian) e Júlia (Cristina Aché) morrem num acidente na estrada, e Marcela acaba confundida com a noiva esperada pelos pais do rapaz, Gustavo (José Lewgoy) e Bruna (Neuza Amaral).
Acolhida por eles, Marcela esconde que não era ela a noiva de Osmar, e acaba se envolvendo com o “cunhado” Edgar (Cláudio Marzo). Só que o pai da criança que espera, Renato (José Wilker), reaparece em sua vida, e divide-se entre Marcela e a modelo Amanda (Maria Cláudia).
Um núcleo que fez bastante sucesso foi o da empresária Rebeca (Eva Wilma), bela viúva que é alvo do interesse de um dos executivos da fábrica, Márcio (John Herbert), mas se apaixona mesmo é pelo segurança italiano Gino (Paulo Goulart). Filho único de Rebeca, Jorge Luís (Paulo Guarnieri) encasqueta com Nadir (Solange Theodoro), irmã de Amanda e “moça do cafezinho” na fábrica.
Gino, por sua vez, tem uma irmã, Bianca (Myriam Pérsia), que tem grande interesse em Márcio, morador do mesmo edifício, cujo porteiro é Seu Chico (Walter Stuart). Lá moram diversos personagens: Márcio e os filhos Sandra (Elizângela) e Zeca (Heraldo Galvão); Amanda e as amigas modelos Dorinha (Mila Moreira) e Veroca (Lúcia Alves).
Cassiano Gabus Mendes sofreu um infarto e teve que deixar os trabalhos de Plumas e Paetês por volta do capítulo 100. Escolheu Silvio de Abreu para substituí-lo, e o novo autor, depois de uma verdadeira maratona em que leu todos os capítulos do colega junto com sua mulher, Maria Célia, para se inteirar do enredo, escreveu a novela até o final, no capítulo 191.
Alguns elementos de Plumas e Paetês – especialmente a história de Marcela, mais alguns nomes de personagens e relações familiares, ainda assim com bastante liberdade – foram revisitados na versão de Ti-ti-ti escrita por Maria Adelaide Amaral em 2010-2011.
Na ocasião, o triângulo amoroso foi vivido por Ísis Valverde (Marcela), Caio Castro (Edgar) e Guilherme Winter (Renato). Leopoldo Pacheco e Giulia Gam deram vida ao casal Gustavo e Bruna, enquanto Gustavo Leão foi Osmar. Júlia foi convertida num rapaz, Julinho (André Arteche), e um conflito a mais era o fato de serem homossexuais.