Projeto Resgate

Após encerrar trajetória no VIVA, Corpo a Corpo entra no catálogo do Globoplay para todos os assinantes

Novela estava disponível apenas para quem tem o plano +Canais

Publicado em 29/01/2025

Como em geral ocorre depois que as novelas ainda não integradas ao catálogo do Globoplay são reprisadas pelo Canal VIVA, Corpo a Corpo (1984-1985) deve entrar no Projeto Resgate em fevereiro de 2025, conforme informações do jornalista Gabriel Vaquer, em sua coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira (29).

O desfecho do repeteco no canal pago foi ao ar em 17 de janeiro, e a disponibilização dos 179 capítulos da novela para todos os assinantes do Globoplay deve ocorrer em 10 de fevereiro. Até aqui, apenas os que contam com o plano +Canais acessavam o conteúdo. O autor Gilberto Braga gostava bastante de Corpo a Corpo, e lamentava que o trabalho não fosse lembrado na mesma razão de sua elevada qualidade e mesmo do sucesso que alcançou na faixa das 20h.

Corpo a Corpo é centrada em duas mulheres, Tereza (Glória Menezes) e Eloá (Débora Duarte), unidas pelo amor a um mesmo homem, Osmar (Antonio Fagundes), que desprezou a primeira e casou-se com a segunda. Com ambas ele tem filhos: respectivamente, Heloísa (Isabela Garcia) e Ronaldo (Selton Mello).

A história tem início quando, revoltada com a falta de oportunidades de ascensão na Construtora Fraga Dantas, onde apesar de ser engenheira é confundida com secretária pelo chefão Alfredo (Hugo Carvana), Eloá cede à proposta de um homem misterioso – Raul (Flávio Galvão) – que afirma poder dar a ela aquilo que desejar, desde que seja feito um pacto. O próprio diabo, podemos pensar.

Mas tudo não passa, ao menos em princípio, de um plano armado por Tereza para desestabilizar a união de Eloá e Osmar a partir de um ponto sensível para ele: a subida da mulher, com mais projeção, reconhecimento e dinheiro do que ele, chegando mesmo a ser sua superior na construtora, onde ele também trabalha.

Um tema muito forte na narrativa de Corpo a Corpo é o racismo, a partir da paisagista Sônia (Zezé Motta), seu romance com um dos filhos do preconceituoso Alfredo – Cláudio (Marcos Paulo) – e a ira de Lúcia Gouveia (Joana Fomm), ex-milionária, contra a moça, já que além de escandalosamente racista ela se volta contra Sônia porque desejava casar sua filha Alice (Luiza Tomé) com o herdeiro solteiro.

Alice é filha de Amauri (Stênio Garcia), irmão de Osmar e grande amor da vida de Lúcia, embora esta relute em manter uma relação com ele, que está preso no começo da novela e depois se estabelece como técnico de informática, devido ao fato de que coloca dinheiro e status acima de qualquer coisa.

Marcelo Picchi, Lília Cabral, Caíque Ferreira, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi, Íris Bruzzi, Odilon Wagner, Tânia Scher, Ruth de Souza, Zeny Pereira, Cosme dos Santos, Rosane Gofman, João Paulo Adour, Maria Helena Pader, Bia Seidl, Eliane Neves, Clementino Kelé e Yaçanã Martins são outros destaques do elenco, dirigido por Dennis Carvalho e Jayme Monjardim.