Parece que a atual direção da TV Globo está empolgada com a realização de remakes de novelas antigas, com a novidade de que agora até a faixa das 21h entra na dança, o que antes não acontecia. Tirando Elas por Elas, que estreia nesta segunda-feira (25) às 18h, as novas versões de Renascer (1993) e Vale Tudo (1988) estão previstas para ocupar nos próximos anos o horário que hoje é de Terra e Paixão.
Veja também:
Mas a coisa não deve parar por aí. Segundo o jornalista Valmir Moratelli, em sua coluna de Veja, mais uma novela clássica da TV Globo deve ganhar remake num futuro próximo. Trata-se de Irmãos Coragem, de Janete Clair, um dos mais importantes títulos dos 60 anos de teledramaturgia diária no Brasil.
Exibida pela primeira vez em 1970-1971, na então faixa das 20h, a história é centrada nos três irmãos do título, seus conflitos, seus romances e a luta contra os desmandos do Coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho), que controla a pequena Coroado, que vive do garimpo. João Coragem (Tarcísio Meira) é um garimpeiro que se envolve com a filha única de Barros, Lara (Glória Menezes), moça com transtorno de identidade.
Jerônimo Coragem (Cláudio Cavalcanti) usa da política para vencer o coronel, enquanto João acaba juntando um bando e pegando em armas para recuperar um diamante que encontra e é roubado por Lourenço D’Ávila (Hemílcio Fróes), homem de confiança do fazendeiro.
Eduardo Coragem, o Duda (Cláudio Marzo), vence na vida ao tornar-se ídolo do futebol, especialmente da torcida do Flamengo. Também por imposição de Pedro Barros, ele se vê obrigado a casar-se com a namoradinha de infância, Ritinha (Regina Duarte), apenas pelo casal ter passado uma noite fora, sem que nada de mais acontecesse entre eles. Por mais que haja amor, o casamento começa tumultuado.
Junto aos dramas dos três rapazes, a mãe, Sinhana (Zilka Salaberry); a irmã adotiva Potira (Lúcia Alves), jovem índia que se envolve com Jerônimo; o corrupto delegado Falcão (Carlos Eduardo Dolabella); o médico alcoólatra Dr. Maciel (Ênio Santos), pai de Ritinha; e Brás Canoeiro (Milton Gonçalves), grande amigo de João.
Em 1995, a TV Globo celebrou seus 30 anos com um remake de Irmãos Coragem, agora na faixa das 18h. Marcos Palmeira, Ilya São Paulo e Marcos Winter foram João, Jerônimo e Duda, respectivamente; Letícia Sabatella viveu Lara; Cláudio Marzo voltou à cena como Pedro Barros. Mas a novela não deu tão certo quanto poderia na ocasião, em parte pela inadequação de sua história ao tom do horário.
De sua parte, este colunista torce para que a volta de Irmãos Coragem, em sua terceira versão, se concretize, que seu horário seja o das 21h (ou o que hoje é ocupado por Todas as Flores) e que um dos grandes trabalhos de Janete Clair possa ser conhecido e aclamado por toda uma nova geração de espectadores como merece. Irmão, é preciso coragem!