Trama de época

A Sucessora: Sem conseguir apagar a presença de Alice na mansão, Marina começa a achar que está enlouquecendo

Repreendida pelo marido e pela cunhada, a jovem recebe a visita do médico dos Stein para averiguar o que se passa

Publicado em 19/04/2023

Em A Sucessora, novela de Manoel Carlos baseada na obra de Carolina Nabuco que o Canal Viva reprisa atualmente, a jovem Marina (Susana Vieira) não teve ainda um dia de paz e sossego desde que chegou de sua lua de mel com Roberto Stein (Rubens de Falco) e foi morar em sua nova casa, a suntuosa mansão da Rua Paissandu, no Rio de Janeiro.

Além dos desafios de deixar a Fazenda Santa Rosa, onde nascera e fora criada, Marina enfrenta os primeiros tempos de um casamento com um homem mais velho, viajado, milionário, dado a festas e vida noturna, e a forte presença da primeira esposa de Roberto, Alice Stein, que apesar de morta parece mais viva do que nunca, já que tudo permanece do jeito que ela deixara – inclusive os hábitos da casa.

Sem conseguir fazer-se respeitar pelos empregados da casa, especialmente pela governanta Juliana (Nathalia Timberg), Marina acaba discutindo com Roberto diante de muita angústia e ele diz à esposa que sua compreensão tem limites. Ela sofre por não conseguir fazer todos esquecerem Alice.

Como se não fosse suficiente, ao ver o irmão triste depois da discussão com Marina, Germana (Arlete Salles) diz à cunhada que ela deve se adaptar aos hábitos da casa e do grupo que a frequenta. A moça fica pensativa e trancada no quarto, e o médico da família é chamado para vê-la.

À chegada do Dr. Moretti (Francisco Dantas), Marina declara que todos na mansão detestam-na, e que Alice não está morta. Ainda, ela declara que acredita estar enlouquecendo, já que passa por tantas pressões. O médico receita um calmante à mulher de Roberto, e este diz que Marina está assim desde que mudou-se para a casa que fora de Alice.