Joaninha (Alice Carvalho) descobre que Tião (Irandhir Santos) foi preso por desacato e surta em Renascer. A mocinha fica sem o marido e conta com o apoio de poucas pessoas. Zinha (Samantha Jones), por exemplo, ignora a cozinheira para correr atrás de Lilith (Lucy Alves).
Veja também:
Deixada de lado, a mocinha pega os seus dois filhos e toma uma decisão inédita. Ela chega ao acampamento dos trabalhadores sem terra e vê o povo desmontar os barracos para ir embora.
Confusa, Joana perguntará para Dalva (Maria Zenayde) o que está acontecendo. A líder dirá que, sem Tião, a missão deles acabou e não há mais luta por terras.
As palavras da veterana tocam no coração da batalhadora, que toma à frente do movimento. Ao lado dos remelentinhos e dos pertences de Tião, Joana se mudará para o assentamento e ficará no lugar do marido.
Como um sopro de esperança, a cozinheira fará um discurso e incentivará o povo da lona a permanecer na luta pelo tão sonhado pedacinho de chão. A atitude será tão aclamada que botará medo até em Damião (Xamã).