Mesmo redimido e arrependido de seus crimes, Ramiro (Amaury Lorenzo) não vai escapar da cadeia no final de Terra e Paixão. Após ficar entre a vida e a morte, o capanga é condenado.
Veja também:
Após uma ordem de Antônio (Tony Ramos), o peão vai até o convento e sequestra Aline (Bárbara Reis). Ele leva a mocinha para um cativeiro e a faz passar por um grande pesadelo.
Só que a vontade de mudar fala mais alto e Ramiro decide libertar a protagonista. Ele pede desculpas, engana os capangas de Antônio e foge com Aline.
Mas Ramiro é pego e leva uma grande surra. Em estado grave, ele é levado para o hospital e recebe a visita de Kelvin (Diego Martins) e da própria Aline, que exigem uma atitude do asqueroso.
Disposto a virar outra pessoa, Ramiro decide confessar todos os seus crimes. Nessa altura, Caio (Cauã Reymond) já terá denunciado o peão pela morte de Samuel (Ítalo Martins).
Entretanto, a lista de delitos do namorado de Kelvin é imensa, com várias mortes, ameaças, sequestros, enfim. Após tomar vergonha na cara e detonar Antônio, Ramiro é condenado e mofa na cadeia.
Mas tudo indica que, nos últimos capítulos, ele ganhará um relaxamento da pena para ficar ao lado de seu grande amor. Assim, finalmente começa seu processo de redenção.