Belarmino (Antonio Calloni) morre tragicamente em Renascer. Após acabar com Firmino (Enrique Diaz), o coronel é surpreendido por uma pessoa armada e leva um tiro.
Veja também:
O destino trágico do vilão é o mesmo da primeira versão da novela, em 1993. Na trama original, Belarmino (José Wilker) foi atingido pelas costas por três disparos.
Em ambas versões, não fica claro quem foi o responsável pelo crime. Mas tudo é desvendado aos poucos, de forma indireta, no decorrer da novela.
Na Renascer de 1993, José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) matou Belarmino. Ele armou uma tocaia para o rival após fingir sua morte e comprar as terras do coronel.
Entretanto, Inocêncio só assume tudo no capítulo 134, durante uma conversa com o Padre Lívio (Jackson Costa). O religioso pressiona o protagonista e afirma que sabe do crime. Ele diz que o Padre Santo (Jofre Soares) confessou tudo antes de morrer.
Sem saída, Inocêncio revela que matou Belarmino, mas alega legítima defesa. Nessa hora, Mariana (Adriana Esteves) desmaia misteriosamente e depois decide ir embora de casa e acabar o casamento com o coronel. Vale destacar que Mariana é neta de Belarmino.
No remake, Belarmino viu quem é o assassino antes de morrer. Sendo assim, o autor Bruno Luperi pode mudar a identidade do algoz do coronel, afinal, suspeitos não faltam.