Como foi a morte de Belarmino (Antonio Calloni) em Renascer? Quem matou o coronel na primeira versão da novela, em 1993?
Veja também:
O destino trágico do vilão é o mesmo nas duas versões. Na trama original, Belarmino (José Wilker) foi atingido pelas costas por três disparos. Já no remake, ele levou um tiro na cabeça.
Entretanto, não fica claro quem foi o responsável pelo crime. Mas tudo é desvendado aos poucos, de forma indireta, no decorrer da novela.
Na Renascer de 1993, José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) matou Belarmino. Ele armou uma tocaia para o rival após fingir sua morte e comprar as terras do coronel.
Mas Inocêncio só assume tudo no capítulo 134, durante uma conversa com o Padre Lívio (Jackson Costa). O religioso pressiona o protagonista e afirma que sabe do crime. Ele diz que o Padre Santo (Jofre Soares) confessou tudo antes de morrer.
Sem saída, Inocêncio revela que matou Belarmino, mas alega legítima defesa. Nessa hora, Mariana (Adriana Esteves) desmaia misteriosamente e depois decide ir embora de casa e acabar o casamento com o coronel. Vale destacar que Mariana é neta de Belarmino.
Depois, Teodoro (Herson Capri) revela a verdade para a mocinha, que desiste de se vingar do marido e volta para ficar com ele até a sua morte.
No remake, Belarmino viu quem é o assassino antes de morrer. Sendo assim, o autor Bruno Luperi pode mudar a identidade do algoz do coronel, afinal, suspeitos não faltam.