Tião Galinha é um personagem icônico da novela Renascer. Um dos grandes símbolos da trama, que foi aclamado na versão de 1993 e tem tudo para repetir o sucesso no remake.
Veja também:
O famoso catador de caranguejos se cansa da vida nos manguezais e vai buscar algo melhor. Por sorte, encontra o padre Santo (Chico Diaz) e consegue ser contratado por Egídio (Vladimir Brichta).
Entretanto, a grande reviravolta acontece quando Tião descobre a lenda do cramulhão na garrafa. A partir daí, ele deseja criar seu próprio diabo para enriquecer e conseguir seu pedaço de terra.
Por andar com uma galinha para cima e para baixo, Tião vira Tião Galinha. Na adaptação, o personagem ficou com Irandhir Santos, velho parceiro do autor Bruno Luperi.
Em 1993, Tião Galinha foi interpretado por Osmar Prado. O ator fez tanto sucesso que ficou eternizado como o homem humilde, um de seus pais mais lembrados e aclamados.
Osmar Prado, que figurou em várias novelas de Benedito Ruy Barbosa, é um dos maiores artistas do país. Atualmente, ele tem 76 anos de idade e continua na ativa.
Vale destacar que, após uma briga com um executivo da Globo, Osmar deixou Renascer mais cedo. Deixou a emissora depois da novela e acertou com o SBT.
Só voltou quatro anos depois, em Meu Bem Querer, e desde então não saiu mais do canal. Sua última aparição na TV foi como o icônico Velho do Rio no remake de Pantanal.