
Firmino é um personagem de grande destaque no remake de Renascer. O coronel vivido por Enrique Diaz foi criado especialmente para a adaptação, ou seja, não apareceu na versão de 1993.
Veja também:
Na novela original, Firmino não teve nenhum intérprete. Ele era apenas citado por alguns personagens na segunda fase da trama, principalmente por Teodoro (Herson Capri).
Para esclarecer, Firmino é o pai de Teodoro, que agora vai se chamar Egídio (Vladimir Brichta). Na Renascer antiga, ele se dizia dono das terras que José Inocêncio invadiu. Por isso, mandou seus jagunços despelarem o protagonista e deixá-lo à beira da morte.
Mas, ao sobreviver ao ataque, Inocêncio se instala no local e, segundo Teodoro, mata Firmino. Mas isso não fica claro na primeira versão. É mostrado apenas que Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes) mata Belarmino (José Wilker) após levar um tiro do coronel.

Agora, na Renascer de 2024, Firmino é morto por Belarmino (Antonio Calloni). O marido de Nena (Quitéria Kelly) acaba com o rival antes de também partir dessa para melhor.