Buba é uma personagem muito importante em Renascer. A moça passa por um grande conflito com sua sexualidade, ainda mais quando conhece José Venâncio (Rodrigo Simas).
Veja também:
No remake, Buba é uma mulher transexual. Nasceu em um corpo masculino, mas passa por um processo de transição enquanto se envolve com o filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Ao revelar sua condição para o rapaz, ela precisa lidar com sua reação adversa, afinal, o sonho de Venâncio é ser pai. Assim, ele fica dividido entre seu grande amor e a esposa, a controversa Eliana (Sophie Charlotte).
Agora, Buba é vivida pela também atriz trans Gabriela Medeiros, estreante nas novelas. Já em 1993, Buba foi interpretada por Maria Luísa Mendonça.
Vale destacar que, na primeira versão, a personagem não era trans, mas intersexo ou hermafrodita. Ela nasceu como menino e foi registrada como Alcides, mas aos poucos começou a desenvolver órgãos sexuais femininos, até passar por uma operação que mudou a sua vida.
O drama de Buba foi o ponto alto da Renascer de 1993, em um trabalho fenomenal de Maria Luísa Mendonça, atriz que tem 54 anos de idade atualmente.
Após a trama de Benedito Ruy Barbosa, ela emendou vários trabalhos na Globo. Hoje em dia, continua na ativa. A última aparição da atriz na TV foi na segunda temporada de Verdades Secretas, em 2021.