Zinha (Samantha Jones) sempre lembra com orgulho de seu pai, mas pouco fala de sua mãe. Poucos se lembram, mas ela se chama Flor e foi interpretada pela atriz Júlia Lemos na primeira fase de Renascer. Funcionária de Jacutinga (Juliana Paes), ela também era grande amiga de Morena (Ana Cecília Costa), mas foi embora da vila após a morte de Jupará (Evaldo Macarrão).
Veja também:
- Sensitiva, Inácia fala demais e revela a identidade do pai biológico do filho de Marianinha em Renascer
- Com filho no ventre, Sandra mexe os pauzinhos e descobre a causa da morte de Egídio em Renascer
- Irmãos? Com o teste de DNA na mão, Morena junta os pauzinhos e descobre o maior segredo de Norberto em Renascer
Flor enterrou o marido e logo conheceu outro homem. Segundo Zinha, sua mãe se casou novamente e seguiu a sua vida, enquanto ela preferiu ficar com seus padrinhos, Morena e Deocleciano (Jackson Antunes).
No remake, não foi falado se Flor e Jupará tiveram mais filhos, ao contrário da versão original, em que Zinho (Cosme dos Santos) deixa claro que a mãe foi embora com seus irmãos. Agora, Zinha trata João Pedro (Juan Paiva) como o seu irmão do coração.
Embora seja pouco mencionada na trama, Flor pode retornar nos últimos capítulos da novela. Seria muito interessante se o autor Bruno Luperi trouxesse a personagem de volta, na pele de alguma atriz que se destacou na Renascer de 1993. Entre as apostas, Patrícia França, que faz falta nas novelas e viveu Maria Santa na versão antiga. Além dela, há também Patrícia Pillar (Eliana) e Luciana Braga (Sandra).
Ao reencontrar a mãe, Zinha pode revelar sua condição e apresentar a ela sua nova namorada. Na reta final da história, a mocinha se envolve com Lilith (Lucy Alves), uma sanfoneira que vira a nova estrela do Forrobodó.