Para a surpresa de muitas pessoas, a novela O Outro chegou ao catálogo do Globoplay nesta segunda, 2 de dezembro, parte do Projeto Resgate. Após experiências como colaborador e uma parceira nada bem sucedida com Gloria Perez, Aguinaldo Silva finalmente estreava sua primeira novela solo na Globo no início de 1987.
Veja também:
A história foi protagonizada por Francisco Cuoco, que viveu os protagonistas Paulo e Denizard, dois homens idênticos e sem parentesco, inseridos em mundos totalmente diferentes.
A história começa quando os sósias se encontram e um acidente acontece. Paulo não é encontrado e Denizard, desmemoriado, toma o seu lugar sem saber de nada.
Com um grande elenco, com destaque para Yoná Magalhães, Natália do Vale, Malu Mader, Claudia Abreu e Miguel Falabella, O Outro contou com uma ótima trama, assim como bastidores turbulentos.
O autor Aguinaldo Silva foi acusado de plágio pela autora Tania Lamarca, que processou a Globo e venceu. Tania fez um acordo com a emissora e recebeu 3 milhões de reais, usando o dinheiro para produzir o filme.
Para Aguinaldo, tudo não passou de oportunismo, já que histórias de sósias são comuns e já foram contadas várias vezes, sobretudo em novelas. Mesmo com a derrota na Justiça, o autor se diverte ao saber que o filme produzido por Tania foi um fracasso. “Perdeu todo o dinheiro que ganhou e ainda deve estar devendo algum”, disse o dramaturgo ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo.
No livro, Aguinaldo relata que acusação de plágio é o pior que pode acontecer com um autor e que ele enfrentou ameaças de processo até mesmo em Porto dos Milagres, história que ele adaptou de Jorge Amado.
Curiosamente, ou por puro azar, Aguinaldo voltou a enfrentar o mesmo problema anos depois, em O Sétimo Guardião, em um processo movido pelos ex-alunos de seu curso de roteiro. Mais uma vez, ele não saiu vitorioso da disputa.
Em relação à história de O Outro, vale destacar que novelas com personagens sósias ou gêmeos que vivem em realidades diferentes são diversas. O tema já foi abordado em Selva de Pedra, Cara e Coroa, Da Cor do Pecado, Um Lugar ao Sol, Cara e Coragem, entre outras.
Durante muito tempo, acreditava-se que seria um problema disponibilizar a novela no Globoplay. Entretanto, a Globo mostra que não há nada de errado em relação à produção.