Fracasso

Novela que mais decepcionou Silvio de Abreu será resgatada pela Globo: “Frustração imensa”

Primeira novela do autor na emissora chega ao Globoplay

Publicado em 07/08/2024

Logo em sua estreia na Globo, Silvio de Abreu sofreu uma grande decepção. Sua primeira novela na emissora, Pecado Rasgado, terminou aquém do que ele esperava. Problemática, a trama exibida entre setembro de 1978 e março de 1979 será resgatada em breve.

Protagonizada por Aracy Balabanian e Juca de Oliveira e exibida às 19 horas, a produção chega ao Globoplay a partir de 12 de agosto, com todos os 169 capítulos.

Mas, o que era pra ser uma comédia com a grife do autor, virou um grande dramalhão. Pecado Rasgado se tornou uma novela totalmente descaracterizada porque Silvio não se entendeu com o diretor, Régis Cardoso, e escrever a novela virou um infortúnio.

“Eu fui com a ideia de fazer uma novela muito ágil, com muita externa, correria. Nada do que ele queria, porque dá um trabalho de produção enorme, aumenta o custo… Foi um inferno. Eu terminei a novela e pedi demissão”, revelou o autor em entrevista a um podcast.

Teca (Aracy Balabanian) em Pecado Rasgado
Teca (Aracy Balabanian) em Pecado Rasgado (Cedoc/TV Globo)

Segundo Silvio, Régis escondia os capítulos dos atores e as gravações aconteciam em cima da hora, tudo para não arcar com grandes detalhes de produção. No fim, o que ele escrevia era diferente do que era visto na tela.

Além disso, o dramaturgo pensou em jovens atores para muitos personagens, mas o diretor escalou artistas mais velhos, que não combinavam com o perfil. “Era uma turma de jovens, mas o Régis Cardoso escalou um monte de amigos dele, tudo quarentão… Não funcionava, ficava ridículo”, destacou.

Já para o livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, Silvio de Abreu pontuou que Pecado Rasgado foi o seu maior fracasso na TV. “Minha expectativa em relação à novela era muito grande e a frustração foi imensa. No final das contas, não consegui reverter o quadro e fazer com que a novela fosse interessante para o público”, reiterou.

Apesar dos pesares, Pecado Rasgado teve uma boa audiência, com cerca de 50 pontos, mas abaixo da antecessora, Te Contei?, e de outros sucessos da época, como Locomotivas e Marron Glacê.