
A Globo prepara o resgate de uma trama nunca reprisada, que ficou marcada por uma briga entre os autores titulares. Exibida em 1984, a novela Partido Alto chegará ao catálogo do Globoplay.
Veja também:
Segundo informações do jornal O Globo, a produção será uma das novidades da plataforma no mês de abril, assim como a temporada de 1997 de Malhação. Para completar, a novela Lado a Lado será reeditada e inserida com abertura e intervalos.
Embora tenha cumprido seu papel, Partido Alto é uma obra marcada mais pelos bastidores caóticos do que pela história em si. O motivo foi o rompimento dos autores no meio do folhetim.

Briga entre autores marcou Partido Alto
Novela das oito conhecida por um enredo popular, Partido Alto entrou no lugar de Champagne e foi substituída por Corpo a Corpo. A trama foi uma encomenda de Boni, antigo diretor da Globo, para Gloria Perez e Aguinaldo Silva.
Ainda novatos no ofício, mas muito promissores, eles foram escalados pelo medalhão, que acreditou no sucesso da parceria. Todavia, os dois mal se conheciam e tinham estilos totalmente diferentes.
Segundo Gloria, ela queria escrever uma novela das seis, mas foi convencida a encarar o horário nobre da Globo. “Na sala do Boni, insisti muito para ficar com a novela das seis. Eu me sentiria mais segura. E eu e o Aguinaldo não nos conhecíamos e fazer novela em dupla é um casamento difícil. Mas decidiram fazer o casamento mesmo assim”, disse a dramaturga para o livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.
Já Aguinaldo revelou que desde o começo da novela eles não conseguiram se entender. “Cada um fazia uma ideia completamente diferente do outro, do que era um roteiro de novela. O método [de escrever] da Glória é completamente diferente, eu diria o oposto até. Aí era um drama porque a gente simplesmente não conseguia trabalhar junto”, contou ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo.
Para se ter ideia, os autores brigaram durante a produção e não se falavam mais. Mas ambos reconhecem que não era questão de ego, mas de incompatibilidade total de ideias. De fato, é clara a diferença de estilo das produções dos dramaturgos.

Aguinaldo deixou a trama
Em meio a um ambiente insuportável, Aguinaldo deixou a produção da novela para escrever a minissérie Tenda dos Milagres, que foi ao ar em 1985.
“Quando a novela tinha passado um pouco da metade, li no jornal que a TV Globo havia comprado os direitos de Tenda dos Milagres [o livro de Jorge Amado] e ia produzir uma minissérie. Imediatamente procurei o Daniel Filho e pedi para fazer. Ele ponderou, mas acabaram me tirando da novela e eu fui escrever a minissérie”, afirmou.
Com isso, Gloria tocou a novela sozinha até o final. Todavia, mesmo sendo uma história popular, focada no mundo do samba e no breakdance, Partido Alto não deixou saudades e nunca foi reprisada.
O elenco, entretanto, foi composto por grandes estrelas: Claudio Marzo, Elizabeth Savalla, Betty Faria, Gloria Pires, Raul Cortez, Eva Todor, José Mayer, Susana Vieira, Christiane Torloni, entre outras.