A Globo prepara o resgate, ou melhor, a atualização, de uma novela de época exibida entre 2012 e 2013. Conhecida por ter desbancado Avenida Brasil em uma famosa premiação, Lado a Lado ganhará versão completa no Globoplay.
Veja também:
A partir de abril, a trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage será disponibilizada com abertura e intervalos na plataforma de streaming.
Esse projeto visa atualizar os títulos da década de 2010 com capítulos incompletos no canal. Recentemente, tramas como Salve Jorge e Amor Eterno Amor foram reeditadas.
Baixa audiência, porém premiada
Lado a Lado foi concebida pela dupla de autores com supervisão de Gilberto Braga, por isso há uma série de elementos do aclamado autor na história.
O elenco estrelar foi liderado por Marjorie Estiano e Camila Pitanga, além de Patrícia Pillar, que voltava às novelas com mais uma grande vilã, após o sucesso como Flora, de A Favorita.
A história percorreu o período histórico do Brasil depois da abolição da escravatura, pouco explorado na TV. Para isso, tratou de uma série de temas importantes e contou com muitas reviravoltas.
A audiência, porém, não acompanhou a qualidade da obra. Embora bem vista pelos críticos, Lado a Lado teve uma média ruim, apenas 18,2 pontos na Grande São Paulo, a principal praça de contagem. Segundo o autor João Ximenes Braga, a trama foi prejudicada pelo horário de verão e horário eleitoral.
Embora tenha patinado na audiência, Lado a Lado provou seu valor ao vencer o Emmy Internacional de melhor Novela. Para se ter ideia, a trama desbancou a favoritíssima Avenida Brasil, exibida na mesma época, considerada um verdadeiro fenômeno.
De fato, a produção de época é vista por muitas pessoas como injustiçada, pois tem uma série de qualidades. A partir de abril, poderá ser acompanhada novamente, totalmente na íntegra, no Globoplay.