Muitos personagens de Terra e Paixão estão sem função na trama. Parece até que alguns morreram e ninguém percebeu, pois não fazem a mínima diferença na novela.
Veja também:
Quem encabeça a lista é Berenice (Thati Lopes). A moça chegou à cidade como uma das possíveis herdeiras de Cândida (Susana Vieira), mas logo foi desmascarada e perdeu a liderança do bar. Com isso, virou amante de Antônio (Tony Ramos), porém a relação não durou nada. Com a chegada de Agatha (Eliane Giardini), Berenice foi esquecida no churrasco e mal aparece.
No mesmo núcleo, Luana (Valéria Barcellos) também perdeu a relevância. No começo da novela, a funcionária do bar disse que tinha um namorado poderoso e misterioso, mas a história não caminhou. Luana até se envolveu com Rodrigo (Maicon Rodrigues), mas virou figurante de luxo, assim como a maioria dos personagens do bar Naitandei.
Aspirante a vilã, Laurita (Bruna Aiiso) começou bem, como a psicóloga pilantra de Petra (Débora Ozório). Depois, tentou infernizar Yandara (Rafaela Cocal) ao descobrir o namoro da indígena com seu ex, Franco (Gil Coelho). Mas, com o fim da relação entre os dois, Laurita não deve ganhar mais espaço.
Outro que mal aparece é Cacá (Igor Angelkorte). O cabeleireiro de Nova Primavera surge em cenas esporádicas, quase sempre fazendo alguma fofoca no salão. Por outro lado, ele deve ter mais destaque ao dar um emprego para Aline (Bárbara Reis).
Por fim, Raoni (Mapu Huni Kui) não tem função nenhuma e nem história própria. O outro filho de Jurecê (Daniel Munduruku) só aparece ao lado do pai em meio aos seus rituais. Pelo jeito, não terá desenvolvimento na trama das nove.