Maíra é a protagonista de Todas as Flores. A personagem de Sophie Charlotte nasceu deficiente visual, mas uma cirurgia muda tudo a vida da mocinha.
Veja também:
Criada pelo pai, Rivaldo (Chico Diaz), no interior de Goiás, ela tem um faro apurado para aromas. Por isso, seu grande sonho é se tornar uma perfumista.
Após a morte (ou melhor, assassinato), de Rivaldo, Maíra vai morar com a mãe no Rio de Janeiro. Zoé (Regina Casé), que abandonou a filha ainda bebê, a resgata para salvar a vida de Vanessa (Letícia Colin).
Irmã de Maíra, a maléfica recebe um transplante de medula e se cura de um câncer, mas mesmo assim faz de tudo para acabar com a protagonista, ainda mais quando perde Rafael (Humberto Carrão) para ela.
Em meio a muitos conflitos, Maíra é vítima de Vanessa e da própria mãe, que sequestra seu filho e a manda para uma fazenda de tráfico humano. Cansada de ser trouxa, Maíra arma um plano para roubar dinheiro de Zoé e realizar seu maior sonho.
Sendo assim, no decorrer de Todas as Flores, Maíra volta a enxergar, mas não completamente. Ela se passa por Vanessa, invade o apartamento de Zoé com a ajuda de Pablo (Caio Castro) e pega um bom dinheiro, suficiente para pagar uma cirurgia.
A operação é complicada, mas bem sucedida. Aos poucos, a protagonista começa a enxergar parcialmente e gradativamente. Em um primeiro momento, ela ainda se finge de cega, mas não demora para Zoé descobrir tudo.
Fato é que, após fazer a cirurgia, Maíra pouco faz contra a mãe e a irmã. Refém de Zoé por causa do filho, ela não consegue se vingar e vira uma verdadeira pamonha.
Para se ter ideia, a mocinha é vítima de uma armadilha de Vanessa, que a acusa pela morte de Humberto (Fábio Assunção), e acaba presa. No final da novela, Maíra só não é condenada porque Zoé se arrepende do plano e salva a filha no tribunal.