
Personagem até então irrelevante, Iolanda (Camila Morgado) faz milagre na vida de Tião (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) em Renascer.
Veja também:
Chamada de Dona Patroa, a dona de casa passa a perna no marido traste para ajudar o casal. Mas ajudar de verdade, e não explorar os dois como faz Egídio (Vladimir Brichta).
Após um apelo do padre Santo (Chico Diaz), o coronel dá emprego e casa para a família. Entretanto, ele começa a assediar Joana e ainda explora Tião ao máximo.
Tanto que, quando o homem humilde decide pedir demissão, ele descobre que tem uma dívida com o vilão. Para se livrar do asqueroso, Joana aceita dinheiro para ir para a cama com Egídio.

Entretanto, tudo não passa de um plano de Iolanda. Antes de enganar o coronel, ela conta tudo para a dona de casa, que fica chocada e arma uma tocaia para desmascarar o marido.
Assim, Iolanda e Tião flagram Egídio correndo atrás de Joana. O catador de caranguejos ameaça matar o patrão, mas é dispensado e ganha um bom dinheiro.
Depois, Iolanda toma jeito e abandona o marido. Ela vai morar na antiga casa de Jacutinga (Juliana Paes) ao lado da filha, Sandra (Giullia Buscacio). Além disso, leva Tião e Joana para morar no local e faz o casal realmente mudar de vida.