
Uma novela inovadora, confusa e com cara de série será resgatada pela Globo. A partir do dia 25 de dezembro, em pleno Natal, Além do Horizonte ganha uma nova chance. Será parte do Projeto Originalidade do Globoplay.
Veja também:
Escrita por Carlos Gregório e Marcos Bernstein, a trama de 2013/2014 ficou marcada pela baixa audiência. Tanta novidade não conquistou o público da faixa das 19h na época. Agora, será atualizada e disponibilizada na íntegra no streaming, com vinhetas de abertura e intervalo e melhor qualidade de imagem.
Embora ágil, com bom texto e grande elenco, a produção misturava uma série de coisas difíceis de entender. A começar pelo confuso plot principal: a busca pela felicidade plena.
O vilão Luís Carlos (LC), vivido por Antônio Calloni, começava a história desaparecido. Ele abandonou a filha e a esposa para fundar uma comunidade misteriosa no meio da Amazônia. Anos depois, Lili (Juliana Paiva) decide ir atrás do pai.
Quem se junta à protagonista nessa aventura é William, que pretende encontrar a tia, Tereza (Carolina Ferraz); e Rafael (Vinícius Redd), que busca a namorada, Paulinha (Christiana Ubach). A trama principal contrastava com o núcleo ribeirinho, liderado pela mocinha Celina (Mariana Rios) e pelo mau-caráter Kléber (Marcello Novaes).

Mesmo com uma história instigante, Além do Horizonte pecou pelo excesso de mistério (fórmula da felicidade, besta que atacava pessoas, etc). A linguagem parecida com série também não fisgou os telespectadores. Por isso, passou por muitas mudanças, para dar mais espaço ao humor e ao drama.
Infelizmente, a produção terminou pouco badalada e ainda hoje sustenta a segunda menor média de audiência da faixa das 19h: 19,7 pontos, acima apenas da sucessora Geração Brasil, que fechou com 19,4 pontos.
Apesar dos pesares, o elenco deu conta do recado e muitos atores se destacaram. Além dos mencionados, a novela contou também com Sheron Menezzes, Flávia Alessandra, Maria Luísa Mendonça, Rodrigo Simas, Alexandre Borges, Luciana Paes, Mariana Xavier, Guilherme Fontes, Letícia Colin, Cássio Gabus Mendes, Caco Ciocler, entre outros.