
A morte de Jupará (Evaldo Macarrão) causa a maior reviravolta na segunda fase de Renascer. Além de Maria Santa (Duda Santos), o agricultor também tem um destino trágico por culpa de um filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Veja também:
- Rica e poderosa, Joyce vira o jogo e ganha um novo amor na reta final (22/04) de Volta por Cima
- Grávida, Anita mata charada e descobre segredo que Juliano esconde de Clarice em capítulo especial (15/03) de Garota do Momento
- Mentira de personagem inesperado acaba com a vida de Beatriz em capítulo especial (04/04) de Garota do Momento
Se o remake seguir exatamente a primeira versão da novela, o amigo e braço-direito do coronelzinho morre por culpa de José Augusto (Renan Monteiro).
O filho primogênito do coronel é indiretamente responsável pela trágedia, pois não consegue salvar o marido de Flor (Julia Lemos) mesmo formado em Medicina.
Inseguro na profissão, José Augusto não sabe como agir quando Jupará passa mal devido a uma doença conhecida como “nó nas tripas”. Assim, o mateiro falece tragicamente.

A cena não é exibida na novela, apenas relatada por alguns personagens, como Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes). Após a morte de Jupará, Flor pega seus filhos e vai embora da fazenda.
Entretanto, Zinha (Samantha Jones) se esconde para não ir com a mãe. A menina é criada por Deocleciano e Morena (Uiliana Lima/Ana Cecília Costa) e carrega o trauma pela morte do pai. Por isso, ela não gosta de José Augusto e não esconde sua raiva do médico pelo acontecido.