Pantanal

Guta dá conselho contraditório e leva invertida de Maria Bruaca: “Eu também posso”

A moça se incomoda com a proximidade entre a mãe e Alcides

Publicado em 19/05/2022

A revolução de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) está prestes a acontecer em Pantanal. Em breve, a dona de casa descobre que Tenório (Murilo Benício) tem outra família.

A submissa ouve escondido uma discussão do marido com Guta (Julia Dalavia). A moça solta com todas as letras que ele tem outra mulher e mais três filhos.

Chocada, Bruaca não diz nada. Ela começa a destratar o coronel e se recusa a fazer o serviço de casa. Depois, explode e conta que já sabe de tudo.

Com raiva da mentira, a dona de casa faz várias mudanças em casa. Ela contrata Zefa (Paula Barbosa) para ser sua empregada e começa a passear com Alcides (Juliano Cazarré).

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal
Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal

Maria dá em cima de Alcides

Maria descobre um mundo novo além da cozinha. Ela pede para conhecer o famoso ninhal e pela primeira vez se banha nas águas do rio.

Depois, pede para Alcides a ensiná-la a andar a cavalo. Em meio a tanta proximidade, ela começa a jogar charme para o peão, que percebe que a patroa é fogosa.

Alcides chega até a dizer a Guta que ela puxou a mãe em questão de safadeza. A moça fica chocada e tenta dar um tapa no bronco, mas é contida.

Em seguida, ela vai tentar aconselhar a mãe. “O que a senhora anda fazendo? O que aconteceu entre a senhora e o Alcides?”, questiona.

Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal (1)
Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal

Guta leva lição de moral

Preocupada, Guta se incomoda com a atitude da mãe. “A senhora fica andando com ele sozinha! De barco, cavalo… A senhora tá revoltada com meu pai, eu entendo! Mas a senhora tá fazendo uma besteira!”, dispara, afirmando que Maria está sendo infiel a Tenório.

Mas a dona de casa não gosta e dá uma invertida na filha. “Você tem a sua liberdade, né? Não pode falar nada… Se você pode, eu também posso…”, diz, escancarando a contradição de Guta, que vive saindo sozinha com Alcides.

Guta tenta falar que não é casada, mas Maria interrompe. “Também tenho direito a minha liberdade. Não quero mais viver no cabresto do teu pai!”, completa, deixando a moça articulada sem palavras.