Após a morte de Belarmino (Antonio Calloni), Nena (Quitéria Kelly) é obrigada a vender as terras e a fazenda para José Inocêncio (Humberto Carrão). Ela recebe um bom dinheiro e vai embora da região na primeira fase de Renascer.
Veja também:
Despedaçada pelo fim do marido e sem rumo, a dona de casa reúne seus três filhos pequenos. Entretanto, o destaque fica para a única filha da mulher.
De mãos dadas com a mãe, ela chama atenção do coronel. Mal sabe ele que a garota será a responsável por dar um presente indigesto que muda a sua vida.
A filha de Nena e Belarmino é a futura mãe de Mariana (Theresa Fonseca). Depois de 30 anos, a moça misteriosa aparece em Ilhéus e conhece o protagonista.
Em 1993, após se mudar para Salvador com os filhos, Nena morre e perde sua família após sua casa desabar em uma enchente. Sobra apenas Mariana, que decide procurar o acusado pela morte de seu avô.
Mariana surge no bordel de Jacutinga (Juliana Paes) e mexe com os sentimentos de José Pedro (Juan Paiva). Mas ela se apaixona mesmo por Inocêncio, e fica no dilema se casa ou se vinga do coronel.