Mar do Sertão terminou na Globo e surpreendeu com o final de Xaviera. A personagem de Giovana Cordeiro, uma das mais amadas pelo público, teve um desfecho claramente inspirado na posse do presidente Lula, que aconteceu no início de 2023.
Veja também:
Depois de tanto penar na novela, ser humilhada por várias pessoas e dormir até no banco da praça, a mocinha teve o seu momento de glória. Ela despachou Tertulinho (Renato Góes) e terminou sozinha, realizada e prefeita de Canta Pedra.
Com a morte do traste, que foi envenenado por Deodora (Débora Bloch), Xaviera deu um novo rumo a sua vida. Auxiliada por Timbó (Enrique Diaz) e Tereza (Clarissa Pinheiro), ela decidiu entrar para a política e se candidatar à prefeita.
Xaviera vira Lula em Mar do Sertão
O final de Xaviera foi o mais surpreendente no último capítulo de Mar do Sertão. A desvairada apareceu recolhendo um panfleto de sua campanha, com a frase “Faz o X”, uma alusão ao “Faz o L”, usado pelos apoiadores de Lula durante as Eleições de 2022.
Vitoriosa, a mocinha recebeu a faixa de prefeita de Canta Pedra das mãos de Jessilaine (Giovanna Figueiredo), que prometeu ajudá-la a promover melhorias na cidade.
Já a posse de Xaviera foi acompanhada por todos os moradores. Ela desfilou ao lado de uma cadeirante, um índio, uma criança negra, além de Joca (Miguel Venerabile) e Manduca (Enzo Diniz).
A representatividade foi inspirada na posse de Lula. Para comemorar seu terceiro mandato, o presidente subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de minorias. Além disso, Xaviera vestia uma roupa toda vermelha.
Melhor personagem da novela, a mocinha teve um final que agradou o público. Carregada de dramas e anti-heroína, ela ajudou a transformar Mar do Sertão em um grande sucesso.