
A escalação de elenco é um processo trabalhoso nas novelas da Globo. Além de longa, é marcada por muitas mudanças. Essa situação marcou a trama Mar do Sertão.
Veja também:
A escolha da protagonista aconteceu após testes. A direção acertou em escolher Isadora Cruz, que está se destacando como Candoca. Mas, em relação ao mocinho, demorou bastante.
O que mais chama atenção é a troca de atores. Os primeiros nomes pensados para viver Zé Paulino/José recusaram o papel por um motivo em comum: estrelar a novela Travessia.

Papel recusado
O primeiro cotado para protagonizar a novela das seis foi Chay Suede. O galã estava entre os primeiros nomes anunciados, ainda no começo de 2021.
Entretanto, ele acabou deixando a produção. Para o seu lugar, foi sondado Rômulo Estrela. Mas não demorou para o ator também abandonar o papel.
Como visto atualmente, Chay preferiu viver Ari, o vilão de Travessia. Já Rômulo ficou com o papel de Oto. Eles são rivais na novela das nove e disputam o amor de Brisa (Lucy Alves).
Já o escolhido para interpretar Zé Paulino foi Sérgio Guizé, pouco antes do início das gravações de Mar do Sertão. O ator, recém saído de Verdades Secretas 2, aceitou o posto e está fazendo muito sucesso.

Má escolha?
Mas, com a exibição de Travessia e Mar do Sertão, muitos acreditam que Chay e Rômulo fizeram um mau negócio. Afinal, a novela das nove está em baixa.
A trama de Gloria Perez marca uma média de audiência menor que a esperada. Está bem longe dos sonhados 30 pontos, comum na época de Pantanal.
Já a novela das seis está bombando. Para se ter ideia, nos últimos dias, marca indíces maiores que Travessia. Na sexta (2), anotou 25 pontos, contra 22 da novela do horário nobre.
Com bons números, Mar do Sertão tem tudo para ser um sucesso. Para surfar nessa boa onda, a Globo até esticou a produção, que termina em abril de 2023.