Uma tragédia marca os próximos capítulos de Pantanal. Mais um infortúnio vai acontecer na vida de Maria Marruá (Juliana Paes), que acaba perdendo mais um membro de sua família.
Veja também:
A retirante, após decidir cuidar de Juma, sua nova filha, vê o marido morrer em sua frente. Gil (Enrique Diaz) é vítima de um jagunço que surge para acabar com a sua vida.
O rapaz é contratado pela família do homem que o marido de Maria matou em Sarandi, no Paraná, antes de chegar ao Pantanal. Sem escrúpulos, ele chega de forma sorrateira e surpreende o lavrador.
Gil desconfia, mas dá papo para o forasteiro. Acontece que ele logo revela seu objetivo e saca uma arma. O pai de Juma tem pouco tempo para correr, mas não adianta nada. Ele é atingido com um tiro no peito na frente da sua casa.
Maria enterra Gil e faz promessa
Maria ouve tudo e aparece na janela com a espingarda da família na mão. Ela não pensa duas vezes em atirar no algoz de seu marido.
O jagunço morre na hora, assim como Gil, que também não resiste ao ataque. A mulher-onça tenta reanimar o marido, mas já é tarde demais. Com ódio de mais uma desgraça, ela prepara o enterro.
Maria faz uma cova para Gil perto de sua casa. Nesse momento, sua raiva é tão grande que ela não derruba uma lágrima.
“Eu nunca mais vou chorar nessa minha vida! E nunca mais vou confiar em maldito nenhum!”, decreta, pronta para virar bicho no meio do mato, isolada do mundo, sem contato e sem a ajuda de ninguém.