Pantanal é atualmente a novela mais aclamada da Globo. Após tanta divulgação, adaptação da icônica trama da Manchete deu certo. A produção garante ótimos índices de audiência.
Veja também:
- Mais de 30 anos depois de lançada, Barriga de Aluguel chega ao Globoplay, e suas discussões continuam atuais
- Gloria Perez ignora polêmicas de Cássia Kis com política e rasga elogios por Travessia: "Você é gigante"
- Travessia: O protagonismo de Giovanna Antonelli, a superação de Jade Picon e o talento indiscutível de Cássia Kis
O fato é parecido com o ocorrido em 1990, exibição original da obra de Benedito Ruy Barbosa. Mas, na ocasião, a Globo penava com o sucesso da emissora concorrente.
Na época, a Manchete aceitou o projeto e ainda reuniu um elenco estrelar. Cláudio Marzo, por exemplo, interpretou três personagens inesquecíveis.
Obviamente, o falido canal foi buscar atores de destaque da Globo. Tanto fez que conseguiu duas atrizes que fizeram sucesso em Vale Tudo: Nathalia Timberg e Cássia Kis.
Enquanto Nathalia figurou a novela toda como Mariana, a avó de Jove (Jesuíta Barbosa), Cássia fez apenas uma participação como a mãe de Juma (Cristiana Oliveira).
Todavia, Maria Marruá explodiu e conquistou o público na época. Não é à toa que a atriz se tornou uma das estrelas e símbolos da Pantanal de 1990.
Globo agiu rápido e deu o troco
Entretanto, uma curiosidade permeou a veterana em meio ao sucesso de Pantanal. Logo após deixar a trama da Manchete, Cássia Kis foi imediatamente recontratada pela Globo.
A novela rural fazia o maior sucesso e a atriz já aparecia em um novo trabalho na concorrente. Após Maria Marruá, ela foi escalada para protagonizar a novela Barriga de Aluguel.
A obra de Gloria Perez estreou em agosto de 1990, cinco meses após o início de Pantanal. Cássia emendou uma novela na outra e surpreendeu o público.
A Globo colocou a atriz para viver Ana Lúcia na novela das seis, mulher que disputava a guarda da filha com Clara (Cláudia Abreu). Barriga de Aluguel bombou na época e teve mais de 240 capítulos.
Com o fim de Pantanal, a Globo respirou aliviada. Depois, com o passar dos anos, contratou várias estrelas da concorrente, como Cristiana Oliveira, Marcos Winter e Marcos Palmeira.
E trinta anos após Barriga de Aluguel, Cássia Kis retorna a uma novela de Gloria Perez com um papel de destaque. Ela será Sidália, a grande vilã de Travessia. Desde então, ela só esteve no remake fracassado de Pecado Capital, adaptado pela autora em 1998.