Os conflitos entre Mariana (Theresa Fonseca) e José Inocêncio (Marcos Palmeira) começam para valer em Renascer. Com sede de vingança, a mocinha abandona o marido para morar com Egídio (Vladimir Brichta).
Veja também:
Aos poucos, ela pecebe a indiferença do coronel, que fica cada vez mais intransigente. Além disso, a chegada de Teca (Lívia Silva) à fazenda deixa a ardilosa com raiva.
Mariana fica morrendo de inveja da menina, que está esperando um filho. Como não consegue engravidar e realizar o sonho do marido, Mariana vira inimiga da amiga de Buba (Gabriela Medeiros).
Para piorar tudo, a protagonista descobre que o marido é o responsável pela morte de seu avô Belarmino (Antonio Calloni) e pensa em se vingar dele.
Assim, Mariana deixa a fazenda e passa um tempo no antigo bordel de Jacutinga (Juliana Paes) ao lado de Rachid (Almir Sater), que acolhe a mocinha.
Entretanto, ela é escorraçada do local e acolhida na casa de Egídio (Vladimir Brichta). Nesse ponto da trama, o vilão está morando com Eliana (Sophie Charlotte).
A desvairada vira amiga de Mariana e a convida para morar com ela por um tempo. Por lá, Mariana descobre que Inocêncio matou Belarmino e é incentivada por Egídio a matar o poderoso como forma de vingança. Mas ela não ouve o vilão e prova seu amor pelo marido de uma forma inesperada.