Após se livrar de Egídio (Vladimir Brichta), Tião Galinha (Irandhir Santos) vai embora da fazenda e ganha uma nova função em Renascer. O homem vira um militante pelos direitos dos trabalhadores, mas paga caro por sua audácia, sofre dois atentados e perde até a esposa.
Veja também:
Ao lado de Joaninha (Alice Carvalho), ele se muda para o antigo bordel. Enquanto a mocinha consegue um emprego de governanta na casa, Tião fica sem emprego e sem rumo.
Em meio a conversas com o Pastor Lívio (Breno da Matta), o tabaréu começa a passar o que aprendeu para o povo humilde da região. Assim, seu objetivo é alertá-los contra os desmandos dos patrões.
Entretanto, ao abrir os olhos dos amigos, Tião fica em perigo. Primeiro, Egídio manda seus capangas darem uma surra no antigo funcionário.
Depois, ao levar um tiro, o coronel acusa o homem. Para piorar, Mariana (Theresa Fonseca) também fiz que Tião é o culpado, tudo para proteger João Pedro (Juan Paiva).
Tentando fazer o bem, Tião Galinha sofre ainda mais em Renascer. O homem é preso e morre na cadeia. Ele perde tudo e até a esposa, que termina a novela nos braços de Lívio.