Colocar Dirceu (Eriberto Leão) na cadeia faz bem para Petra (Débora Ozório) em Terra e Paixão. Ela se livra do seu maior trauma e decide virar aliada de Caio (Cauã Reymond).
Veja também:
Centrada e recuperada, a agrônoma toca a sua vida e pensa apenas em fazer as coisas certas. Por isso, ela é capaz até de colocar o próprio pai na cadeia.
Após receber uma bênção de Jurecê (Daniel Munduruku), Petra procura o irmão mais velho e revela que vai ajudá-lo a dar fim às maldades de Antônio (Tony Ramos). Além disso, ela afirma que vai se tornar uma grande amiga de Aline (Bárbara Reis).
Caio fica tocado com as palavras da mocinha e aceita sua ajuda. Nesse ponto da história, Aline é sequestrada e passa pelo pior pesadelo de sua vida nas mãos do fazendeiro.
Revoltada com a ação do vilão, Petra não pensa duas vezes: ela vira uma das testemunhas de acusação e seu depoimento é crucial para que Antônio vá parar na cadeia.
No final de Terra e Paixão, Antônio fica em maus lençóis. Ele é preso por sequestrar Aline e por uma série de crimes, que serão desvendados por Caio e pela irmã mais nova. Assim, o asqueroso é condenado e paga por tudo o que fez.
Certa que fez justiça, Petra perdoa Hélio (Rafael Vitti) e aceita um pedido de casamento do rapaz. Além disso, ela vira o braço-direito de Caio para conduzir os negócios do pai.