O especial de 50 anos da dupla Chitãozinho e Xororó, exibido nesta quarta-feira, 1, pela TV Globo, fez um passeio pela trajetória da dupla ao longo das décadas.
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Apresentada por Pedro Bial, a atração significou o pontapé inicial para a turnê comemorativa da carreira do duo denominada 50 anos – Por Todos os Tempos.
Os shows trazem, de acordo com a dupla, algumas imagens que relembram esta história, mas a trajetória nesta turnê é contada, principalmente, por meio das músicas.
“Baseamos-nos muito no verso de ‘Nascemos para cantar’, para criar este projeto, por isso as músicas são e sempre serão o nosso foco”, declararam os cantores em entrevista por escrito para a coluna.
Diante da pergunta sobre a evolução do visual da dupla ao longo das décadas — desde os cortes de cabelo icônicos, até as vestimentas, que viraram padrão no meio artístico sertanejo–, ambos responderam que tanto o visual quanto a moda acabaram acontecendo e se tornando marcantes. “Mas nunca foi o nosso objetivo”, afirmaram.
Para a dupla, a TV é um canal muito importante na sua história, pois é nela que divulgam seus projetos.
“Mas, pessoalmente, nos shows, conseguimos entender a aceitação do público, porque é no palco que estamos realmente próximos dos fãs, olhando olho no olho, sentindo a energia das pessoas”, disseram os músicos.
Eles continuam: “O nosso objetivo é sempre criar a melhor experiência, onde quer que estejam nos assistindo”.
De acordo com Chitãozinho e Xororó, seja em participações em programas ou mesmo em especiais, eles têm muita liberdade para contribuir com ideias, e para definir as roupas: “Estamos sempre colaborando para tornar os materiais mais ricos em detalhes.”
A Rede Globo fez nos últimos dias uma espécie de “esquenta” para o especial, colocando trechos curtos em intervalos comerciais de Pantanal, remetendo às próprias cenas de cantoria na novela à beira de uma fogueira.
Turnê
A turnê inédita 50 anos – Por Todos os Tempos tem toda sua identidade visual feita pela Estalo, agência de marketing 360º que, em conjunto com a Live Talentos, trabalhou na concepção gráfica de cada detalhe, trazendo as principais tendências para a retomada dos grandes shows no Brasil, como o marketing de nostalgia, recursos que demonstram inovação e pioneirismo e produtos que vão além dos shows.
Com o foco em retratar uma narrativa cronológica, que mostra a estrada percorrida pelos irmãos na música, o objetivo do projeto é comemorar a data com entrega de experiências emocionantes e modernas ao público.
A turnê será internacional, passando por, além de ao menos 20 cidades brasileiras, também por quatro norte-americanas: Orlando, Miami, Boston e Nova York (em um dos principais palcos do mundo, o Radio City Music Hall).
O projeto todo inclui, além do especial na Rede Globo, também uma série ficcional, que trará partes da história dos artistas, misturada a elementos imaginários.
Trata-se da série As Aventuras de José & Durval, que será exibida primeiramente pelo Globoplay e ainda não tem data de estreia confirmada.
“Temos muito orgulho de tudo o que compartilhamos nesses 50 anos e seria injusto dizer que resumimos em apenas um show. Ele é um espetáculo em sua essência, e é só uma parte de tudo o que planejamos para comemorar um marco tão importante para nós”, conta Xororó.
Marketing de nostalgia
A Estalo apostou em elementos nostálgicos para criar a identidade visual do projeto e promover sensações agradáveis ao público.
A nostalgia está na moda e por toda parte, com a releitura de novelas, músicas, filmes, roupas, livros e até receitas afetivas.
“A ideia de trazer os bons tempos de volta possibilitou a criação desse projeto tão grande e especial”, afirma a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz.
“Isso garante maior engajamento dos fãs de carteirinha, a curiosidade e a vontade de pertencimento daqueles que, com certeza, já curtiram alguma música de Chitãozinho e Xororó em momentos alegres e felizes”, ela complementa.
“Ao longo de todos esses anos como dupla, fortalecemos nossa relação com os fãs, que, desde o início, são imensamente receptivos e carinhosos com a gente. Esse projeto não é só uma celebração nossa, é também um presente para eles”, completa Chitãozinho.
Após um intervalo de dois anos por conta da pandemia, a volta dos shows gera toda uma expectativa, tanto no público quanto nos artistas e em toda a equipe de produção.
“Estamos trabalhando nisso há bastante tempo, com todo nosso cuidado e dedicação para que tudo saia do jeitinho que sonhamos”, conta Chitãozinho.
Xororó complementa: “Estamos ansiosos para estrear e mais ainda para reencontrar as pessoas que sempre nos apoiaram”.
De acordo com a sócia-diretora da Estalo, a volta dos grandes eventos colabora com toda a cadeia produtiva.
“Todos nós tivemos que nos reinventar. Mas sabemos que o segmento foi muito afetado e milhares de empregos temporários deixaram de ser gerados”, explica Maíra.
Ela prossegue: “Estamos muito empolgados com a retomada presencial dos shows e prontos para colaborar com o restabelecimento do setor de eventos“.
Chitãozinho & Xororó em números
Mais de 40 milhões de discos vendidos;
39 álbuns inéditos e 10 DVDs;
Centenas de discos de ouro, platina e diamante;
Dezenas de prêmios na música, incluindo 5 Grammys;
Mais de seis mil shows;
Público estimado em 100 milhões de pessoas;
Mais de 100 mil pessoas em um único show;
1,8 milhão de vendas em um único disco;
Mais de 400 músicas gravadas;
Mais de 70 campanhas publicitárias;
Envolvimento em mais de 150 projetos de responsabilidade social.