Na metade do evento, as Olimpíadas de Tóquio já geraram 3,7 bilhões de engajamentos em postagens de mídia social em canais como TikTok, Instagram, Facebook, Weibo e Twitter. E os principais tweets foram sobre Rayssa Leal, a medalhista de Prata do skate brasileiro de 13 anos. Ela é até agora a atleta com maior volume de interações no perfil oficial #Olympics, tendo atraído 490 mil curtidas.
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O COI (Comitê Olímpico Internacional) mensurou que houve um forte crescimento entre os jovens em torno do skate, que atraiu mais de 700 mil usuários da web e de aplicativos em apenas dois dias.
De acordo com o COI, o volume de interações diárias nos canais oficiais da Olimpíada já dobrou em relação à Rio2016, com os fãs em casa particularmente interessados, além do skate, também no surfe.
Mas os organizadores da Olimpíada também consideram que aumentou o interesse em todas as faixas etárias. As contas de mídia social das Olimpíadas somam 75 milhões de seguidores.
Histórias de apoio
Outros assuntos que também geraram engajamento foram as histórias sobre atletas e treinadores se apoiando e encorajando uns aos outros, mesmo que representando times adversários. Nove idiomas diferentes são utilizados pelas plataformas para contar histórias de atletas e a história olímpica geral.
O aplicativo Tokyo 2020 é mais popular em países como Japão, EUA e Índia. No TikTok, houve três bilhões de visualizações de vídeos relacionados ao desafio #OlympicSpirit, convidando as pessoas a compartilharem como estão entrando no espírito olímpico.
Também o show de drones da Intel, na cerimônia de abertura, recebeu mais de 85% de comentários positivos.
Na Austrália, que foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Brisbane 2032 alguns dias antes do início de Tóquio 2020, o tráfego no site e no aplicativo das Olimpíadas aumentou 17 vezes. Na Índia, o número de usuários mais do que dobrou, e os EUA – o país com maior tráfego de aplicativos e web – registrou um aumento de 20%.
As Olimpíadas registraram em seus canais oficiais mais de 100 milhões de usuários únicos que visitaram as plataformas digitais olímpicas ou usaram o aplicativo Tokyo 2020 (Android e iOS). “Espera-se que esses Jogos sejam os mais engajados digitalmente de todos os tempos”, afirmou Christopher Carroll, diretor de Envolvimento Digital e Marketing do COI.
A entidade do esporte mundial registrou que o envolvimento digital e social mais forte veio dos seguintes países: Austrália, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão.