
Nesta sexta-feira (4), Dia Mundial da Obesidade, Babu Santana e Luana Xavier fizeram parte de um experimento importante.
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O ator e a atriz foram convidados pelo Laboratório Novo Nordisk para registrar suas reações ao ler comentários preconceituosos direcionados a eles nas redes sociais.
Com esses chamados “reacts”, as celebridades trouxeram um alerta sobre combate à intolerância e ao preconceito.
O resultado é um filme publicitário que faz parte da campanha Saúde não se Pesa.
Na produção, Babu e Luana lêem mensagens ofensivas em relação ao seu peso.
O filme pode ser assistido aqui.

A agência Ogilvy Brasil é idealizadora do conceito O Padrão Que importa é A Saúde, que se desdobra em conteúdos especiais também em parceria com a CNN (série documental) e na Globo (no programa Bem Estar).
Ações deste tipo são chamadas “branded content”.
Luana Xavier já inclusive estrelou outra campanha para o laboratório Novo Nordisk.
Campanha
Durante participação em um programa de TV, por exemplo, Babu foi vítima de inúmeras críticas.
Em voz alta, ele repete uma delas – “A obesidade do Babu é falta de exercício e muita comida” -, evidenciando o preconceito e desconhecimento de parte da população.
Como forma de esclarecer as reais condições e necessidades de uma pessoa com obesidade, Luana traz um testemunho pessoal sobre parte de sua jornada em busca do único padrão que importa: a saúde.
A atriz reforça no filme que são comuns essas críticas relacionadas à estética, mas é importante lembrar que a obesidade é uma doença crônica e precisa de acompanhamento contínuo.
Não se trata apenas de cortar excessos, uma vez que outros fatores devem ser considerados.
A conversa, que tem como principal objetivo a conscientização das pessoas, será desdobrada nas redes sociais, onde Babu e Luana desmistificam mais mitos, com informações úteis para o combate ao preconceito.
Reforçando esse posicionamento, a Novo Nordisk levará o debate também para a TV, em uma pauta especial no programa Bem-Estar, na TV Globo.
Também, uma série documental abordando novas formas de tratamentos e depoimentos de médicos especialistas em obesidade será exibida na CNN. O conteúdo foi coproduzido em parceria com o canal de TV paga.
“Desde que lançamos o conceito ‘o padrão que importa é o da saúde’, em 2020, temos evoluído as discussões sobre obesidade para além do ponto de vista simplista relacionado ao excesso de comida. Por meio de depoimentos proprietários de quem vive na pele o preconceito por uma condição de saúde, criamos uma campanha de conscientização sobre preconceito. Com conhecimento e esclarecimentos, podemos contribuir para que as pessoas tenham o tratamento e respeito adequados”, ressaltam Rafael Figueiredo e John Bogea, diretores de criação da Ogilvy Brasil.
“A obesidade e o sobrepeso aumentam os riscos de mais de outras 200 doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono e problemas no fígado”, informa Monica Reis Palmanhani, médica endocrinologista e gerente médica de Obesidade da Novo Nordisk.
“É necessário romper com estigmas que colocam o paciente como culpado pela situação. A principal causa da doença está relacionada à genética e à história familiar, entre outros fatores. Um tratamento multidisciplinar é essencial para manter a doença sob controle e melhorar a qualidade de vida. Essas pessoas precisam manter seu tratamento a longo prazo com alimentação equilibrada, exercícios físicos, apoio psicológico e medicação quando indicada pelo seu médico”, completa a endocrinologista.
Além do filme, o Saúde Não Se Pesa conta com site com conteúdo informativo para orientar o público sobre a doença e seu tratamento.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Saúde Não se Pesa – 2022
Cliente: Novo Nordisk
CCO: Felix Del Valle
ECD: Ricardo Leme Lopes, Samir Mesquita
Diretor de Criação: Ricardo Sciammarella
Direção de Arte: John Bogea, Mateus Maziero
Redação: Rafael Figueiredo, Dener Generoso
Head of Social/ECD: Gabriel Araujo
Social Strategist Leader: Sergio Avila
Diretor de Criação: Ale Parme
Senior Social Strategist: Felipe Casas
Community Manager: Vinicius Rulo
Redator: Matheus Hoffmann e Gabriel Arede
Diretor de Arte/Motion: André Queiroz, Douglas Zacharias e Vinicius Montes
Social Operations Manager: Luis Velloso
Diretora de Atendimento/Operações: Denise Caruso
Diretora de Conta: Priscilla Gonçalves
Atendimento: Jeniffer Leana
Head de Planejamento: Thais Frazão
Diretor de Planejamento: Roberto Vianello
Produtora de RTV: Gabriela Chineze
Head de produção: Juliana Henriques
Diretora de Mídia: Silvia Tajiki
Supervisora de Mídia: Aline Silva
Gerente de Mídia: Yasmim Gonçalves
Produtora: Academia de Filmes
Diretor: Fernando André
Assistente de Direção: Fernando Haddad
Direção de Fotografia: Wilson Velasco
Atendimento: Duda Marujo
Produtor: Fernando Leite
Assistente de Produção: Vitoria Casadem
Coordenador de Produção: Duda Marujo
Finalizador: Duda Marujo
Montador: Bruno Chiosia
Produtora de Áudio: Carbono Sound Lab
Produtor Musical / Trilha: Zé Godoy
Desenho de Som: Ricardo Wey
Coordenação: Esther Ferreira e Lupa Mabuze
Atendimento: Gabi Takan, Amanda Ricciardi e Juliana D’Alcantara
Elenco: Luana Xavier e Babu Santana
Aprovação Cliente: Stella Fumaggi, Ricardo Castellani e Eliene Costa