Livre expressão

Alexandre Garcia compara obrigatoriedade de uso de máscaras às burcas no Afeganistão

Comentarista do quadro Liberdade de Opinião, da CNN, ele defendeu o não uso do acessório pelo presidente Jair Bolsonaro

Publicado em 18/08/2021

No programa da CNN Brasil Liberdade de Opinião apresentado por Elisa Veeck, na manhã desta quarta-feira, 18, o comentarista Alexandre Garcia comparou a obrigatoriedade no uso de máscaras no Brasil com o uso de burca no Afeganistão.

A opinião do jornalista foi dada em referência à decisão da Procuradoria Geral da República, que concluiu que o presidente Jair Bolsonaro não cometeu crime ao gerar aglomeração e também comparecer a eventos públicos sem uso de máscara.

De acordo com os pareceres da subprocuradora Geral da República Lindora Araújo, o presidente Bolsonaro não cometeu crime. Segundo ela, para que haja de fato a consumação de crime de infração de medida sanitária preventiva, é preciso que a conduta possa realmente contribuir para a propagação da doença contagiosa. Para a Procuradoria, a conduta de Jair Bolsonaro não foi criminosa.

Ao ser perguntado como avaliava esta decisão, Alexandre Garcia disse que, se o presidente não estava doente, não estava distribuindo germes patogênicos, citando artigo do Código Penal. Para ele, o coronavírus é que causa a doença, não o presidente. E complementou: “A gente está meio comissário de quarteirão soviético: todo mundo tem de usar burca. Isso aí é fundamentalismo”.

De acordo com Alexandre Garcia, nada tem eficácia absoluta nessa pandemia. Ele classificou como hipocrisia o fato de pessoas acharem que “se estiver sentado na mesa do bar tomando um chopinho ou se estive almoçando o vírus não pega. Dentro do ônibus, do trem, também não. Em manifestações (…) também não pega”.

O comentarista finalizou sobre o assunto, mais uma vez comparando com a situação no Afeganistão — o país atualmente vive caos social com o anúncio da retirada das tropas dos Estados Unidos e tomada do poder pelo grupo religioso Talibã. “É da natureza de denuncismo. Vai ser como agora lá no Afeganistão: ‘Eu vi uma senhora dentro de casa que não estava usando burca‘ ”.

Vale lembrar que o uso de máscaras foi tornado obrigatório por lei federal assinada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. Trata-se da Lei Nº 14.019, de 2 de julho de 2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos. Há também leis estaduais e municipais regulamentando o uso obrigatório.

O programa da CNN Brasil pode ser visto a seguir. O comentário sobre uso de máscaras vai do minuto 11:50 ao 15:15: