O remake de Pantanal alavancou o horário nobre da Globo, apesar de levar à telinha uma história já conhecida por boa parte do público.
Veja também:
Adaptada por Bruno Luperi, a novela original de Benedito Ruy Barbosa quase não sofreu alterações até o momento. Mesmo assim, por conta da qualidade de produção e elenco afiado, o folhetim conquistou a audiência.
Quando termina Pantanal?
Daqui em diante, Pantanal começa a se dirigir para uma fase bastante movimentada e com muita emoção.
Ocorrerá, por exemplo, o tiro que atinge José Lucas (Irandhir Santos), as mortes de Tenório (Murilo Benício) e seu filho Roberto (Cauê Campos), a virada na vida de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) com Alcides (Juliano Cazarré).
Além disso, o público verá os nascimentos dos filhos de Juma (Alanis Guillen), de Irma (Camila Morgado) e Guta (Julia Dalavia).
O grand finale está agendado pela Globo para acontecer no dia 7 de outubro, quando a novela deve mostrar os últimos momentos de vida de José Leôncio (Marcos Palmeira) e seu reencontro emocionante com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado).
Veja três emoções do último capítulo
Na versão de 1990, Pantanal exibiu em seu último capítulo algumas emoções. Confira a seguir como deve ser também no remake.
Filó e Zé Leôncio
No último episódio acontece o casamento de Filó, vivida pela atriz Dira Paes, e José Leôncio, interpretado por Marcos Palmeira.
Sim, eles vão finalmente oficializar o relacionamento após viverem anos somente como amantes e companheiros às escondidas – mesmo todos à volta saberem que eles se amam.
Todos vão estar na cerimônia e festa, que acontecerá na própria fazenda. Lembrando que Jove já terá casado com Juma; José Lucas estará com Irma; Guta estará com Marcelo; Tibério com a Muda; e Mariana estará morando no pantanal.
Morte de José Leôncio
O casamento de Filó e Zé Leôncio acontece sem maiores problemas e o casal tem uma noite romântica juntos.
Contudo, José acorda com uma sensação estranha quando o dia ainda nem amanheceu. “Que está me acontecendo?”, se pergunta o fazendeiro descendo as escadas com a mão no peito.
Ele segue sentindo dores e até pensa em ir para o hospital em São Paulo com a ajuda de Joventino (Jesuíta Barbosa).
Preocupado com a própria saúde, José Leôncio começa a conversar com o pai já falecido. “O que lhe aconteceu aquele dia que lhe tirou a vida, meu pai?”, indaga ele.
“Um marruá? Uma boca de sapo? Não foi nada disso… Cê tá vivo, pai… Por que você não aparece, pai?“, questiona o marido de Filó, vendo em seguida a imagem de Joventino pai em um quadro. É quando ele sofre um infarto fulminante e morre.
Encontro com o Velho do Rio
Nas cenas seguintes a sua morte, José Leôncio aparece ao lado do Velho do Rio, quem seu pai se tornou após desaparecer. O encontro é emocionante.
O Velho se assume como Joventino e deixa o filho surpreso. Ele chora de emoção e nem perceber que já partiu desta para uma melhor. Eles seguem o caminho juntos, lado a lado.
No remake, o Velho do Rio morrerá e dará lugar a Zé Leôncio, que assumirá seu posto. No final, o marido de Filó aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma.
Leia outros textos desta colunista.