Inocêncio (Marcos Palmeira) cairá na terceira tocaia que tanto teme na reta final de Renascer. O fazendeiro ficará um tempo no Espírito Santo, mas precisará voltar para Ilhéus. Será nesse momento que ele sofrerá um atentado.
Veja também:
Já é oficial que José Inocêncio levará um tiro misterioso. Não será revelado o autor desse disparo no primeiro momento. A tocaia ocorrerá durante a festa do Bumba e o produtor de cacau estará sentado próximo a uma cachoeira.
Inocêncio não morrerá em decorrência do tiro. Ele conseguirá ser salvo, provavelmente com ajuda de seu filho médico, Augusto (Renan Monteiro), mas ainda assim sofrerá com sequelas. Por conta da região do tiro, Inocêncio ficará sem o movimento das pernas e se locomoverá por meio de uma cadeira de rodas.
Na versão de 1993, Inocêncio também virou cadeirante e até conseguiu se recuperar bem, cuidando da fazenda do mesmo jeito. Porém, no fim da trama, durante uma ronda pelas suas terras, o produtor de cacau leva uma queda da cadeira e por estar sozinho não consegue se restabelecer.
Sozinho, Inocêncio acaba enfrentando um temporal e quando enfim é resgatado, se vê muito debilitado, precisando ficar de cama. Sua morte ocorre lentamente, dando tempo para que ele se despeça dos filhos, sobretudo de João Pedro (Juan Paiva), para quem lhe pede perdão.