Epaminondas em Chocolate com Pimenta é o icônico mordomo de Jezebel, personagem de Elizabeth Savalla, sempre disposto a fazer todas as vontades da madame. Juntos, eles encenam sequências clássicas.
Veja também:
Quem interpreta Epaminondas é o ator Ary França, que completa este ano 40 anos de carreira na TV. Seu primeiro papel, curiosamente com o mesmo nome do mordomo de Chocolate com Pimenta, foi na novela Pão Pão Beijo Beijo, de 1983, que acabou de ser reprisada no canal Viva.
No ano seguinte, ele esteve na novela Livre para Voar, e somente voltou para a televisão em 1997, em um episódio do sitcom A Comédia da Vida Privada.
Em 1999 esteve na novela Andando nas Nuvens, da Globo, para então compor o elenco do infanto-juvenil Disney Cruj, que fez muito sucesso entre 2001 e 2002.
Outras novelas com o Epaminondas de Chocolate com Pimenta são: Sete Pecados, Escrito nas Estrelas e Morde & Assopra.
Comédia no sangue e muito cinema
Sempre com uma veia para a comédia, Ary França esteve em diversos projetos do estilo. A Diarista, Toma Lá Dá Cá, Casos e Acasos e A Grande Família estão no currículo do ator.
Nos últimos anos fez trabalhos para os streamings, sendo o último a série que narra a trajetória de Silvio Santos, lançado em 2022. Na produção exclusiva para a Disney, ele dá vida ao saudoso ator e comediante Pedro de Lara.
E quando falamos de cinema, que realmente é o forte de Ary França em relação à força dos personagens interpretados, podemos citar diversos títulos. Ed Mort, Amor & Cia, O Xangô de Baker Street, Durval Discos, Uma Quase Dupla, Sai de Baixo – O Filme e 45 do Segundo Tempo (2021) estão entre os principais.
Como está o Epaminondas de Chocolate com Pimenta atualmente?
Muita gente que assiste à reprise de Chocolate com Pimenta hoje nas tardes da Globo se pergunta sobre o paradeiro de certos atores. Afinal, a novela foi exibida pela primeira vez há 20 anos.
Ary França, por sua vez, como pode-se ver nos parágrafos anteriores, continua na carreira a todo o vapor.
Na TV aberta, em 2022, ele esteve no programa Conversa com Bial ao lado de Tony Ramos e Cássio Cabus Mendes, com quem protagonizou o filme aqui citado 45 do Segundo Tempo.
Em seu Instagram, atualizado constantemente, França publica imagens sobre trabalhos diversos, com sua esposa e também aquelas relacionadas a posicionamentos políticos.
Recentemente, no último mês de março, Ary França fez publicações informando que estaria “disponível para jobs”, ou seja, para trabalhos esporádicos na dramaturgia.