ÍCONE

Seis aberturas de novelas na voz de Gal Costa

Cantora faleceu nesta quarta-feira (9), deixando um legado inestimável para a arte brasileira

Publicado em 10/11/2022

O Brasil perdeu Gal Costa nesta quarta-feira (9). Batizada Maria da Graça Costa Penna Burgos, a cantora ícone do movimento tropicalista faleceu aos 77 anos, por causa ainda não divulgada oficialmente.

Considerada por muitos a mais bonita e afinada voz feminina do Brasil, Gal gravou mais de 30 álbuns de estúdio, 12 ao vivo e nove DVD’s.

Na TV, era quase que onipresente com suas interpretações, sobretudo em aberturas e temas de novelas da Globo.

Para abrir, ao todo, seis novelas, Gal Costa emprestou sua voz inconfundível, interpretando canções de compositores célebres. Conheça a seguir as aberturas cantadas pela artista que acaba de nos deixar.

O Casarão

Em 1976, Gal Costa entonou a música Só Louco, composta por Dorival Caymmi, para a abertura da novela O Casarão. A trama foi escrita por Lauro César Muniz e protagonizada por Oswaldo Loureiro, Miriam Pires, Analu Prestes, Édson França e Tony Correia.

Vale Tudo

Exibida entre 1988 e 1989, Vale Tudo é considerada uma das novelas mais famosas e marcantes da TV brasileira. Em sua abertura, Gal Costa cantou Brasil, música composta por Cazuza e George Israel. A trama foi escrita pelo saudoso Gilberto Braga e ficou conhecida por seu desfecho misterioso “Quem matou Odete Roitman?”, em referência à trama da personagem vivida por atriz Beatriz Segall.

Deus nos Acuda

Outra novela que contou com a forte presença da voz de Gal Costa na abertura foi Deus nos Acuda, exibida entre 1992 e 1993. A música cantada por ela é Canta Brasil.

Escrita por Silvio de Abreu, a trama teve em seu elenco principal: Glória Menezes, Francisco Cuoco, Marieta Severo, Cláudia Raia, Edson Celulari, Dercy Gonçalves, Cláudio Correia e Castro e Jorge Dória.

Torre de Babel

Na novela de Silvio de Abreu, Torre de Babel (1998), Gal Costa emprestou sua voz para a música Pra Você. No elenco, Tony Ramos, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudia Raia, Edson Celulari, Letícia Sabatella ficaram com os papéis principais.

Porto dos Milagres

Em Porto dos Milagres, trama de 2001, a música de abertura escolhida para Gal Costa cantar foi Caminhos do Mar, composta por Dorival Caymmi. Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, contou com Marcos Palmeira, Flávia Alessandra, Antônio Fagundes, Luíza Tomé e Arlete Salles no elenco principal.

Gabriela em suas duas versões

Por fim, podemos relembrar das duas versões de Gabriela, nas quais tem abertura com a mesma música: Modinha para Gabriela, cantada por Gal Costa. Inspirada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, a primeira versão foi exibida em 1975, com adaptação de Walter Avancini. A segunda foi ao ar em 2012 e foi escrita por Walcyr Carrasco.

O canal do Observatório da TV está com novos vídeos. Inscreva-se para acompanhar!

Leia outros textos desta colunista.