Em Chocolate com Pimenta, Antônio Grassi, interpreta Reginaldo, um dos personagens de destaque da trama escrita por Walcyr Carrasco atualmente exibida na faixa especial de novelas da Globo.
Veja também:
Na novela original de 2003, ou seja, de 20 anos atrás, Reginaldo é contador e pai de Celina (Samara Felippo) e Graça (Nívea Stelmann).
Viciado em jogos de cartas, ele acaba fazendo apostas inconsequentes e perigosas ao longo do folhetim. Uma delas custa a vida matrimonial de Celina. Apaixonada por Guilherme (Rodrigo Faro), ela é concedida para se casar com Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro), um idoso milionário, avarento e inescrupuloso.
Curiosidade: Grassi substituiu ator na trama
Nem todo mundo sabe, mas no plano inicial de Chocolate com Pimenta, quem interpretaria Reginaldo seria o ator Luís Melo.
Contudo, Melo precisou ser cortado do casting e ser substituído às pressas por Antônio Grassi por conta de um acidente.
Pouco antes de começar a gravar cenas da trama dirigida por Jorge Fernando, Luís Melo sofreu uma lesão no joelho, fazendo-o declinar o convite para o personagem de forma imediata.
De acordo com reportagens divulgadas em 2003, o veterano foi submetido a cirurgias no ligamento cruzado e no menisco do joelho direito.
Mesmo após as operações precisou ficar de molho para se recuperar totalmente. Isso fez com que Luís Melo se afastasse da TV por mais dois anos, voltando para as novelas apenas em 2005, na novela América, escrita por Gloria Perez.
Lembrando que o substituto de Melo, o veterano Antônio Grassi também passou por um perrengue quando já estava confirmado no papel de Reginaldo. Naquele ano, o ator era também presidente de Funarte e precisou da ajuda de Luiz Inácio Lula da Silva para continuar no cargo e na novela.
Carreira de Antônio Grassi
Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Antônio Grassi tem hoje 68 anos de idade. Quando ele interpretou Reginaldo em Chocolate com Pimenta tinha 49 anos.
A carreira de Grassi deslanchou quando passou a atuar em novelas no final da década de 80, mais precisamente em em 1987, quando fez sua estreia em Carmem, interpretando o personagem Petrônio (Pepê).
Desde então Grassi engatou diversos trabalhos na plimplim, como Mandala (1987), Olho por Olho (1988), O Salvador da Pátria (1989), O Dono do Mundo (1991), Cara & Coroa (1995), Força de Um Desejo (1999), Malhação (2000/2001), Chocolate com Pimenta (2003), além de Como uma Onda, sua última trama na emissora dos Marinho.
Após isso ele migrou para a Record TV, onde emendou novelas de destaque, como Chamas da Vida (2008), Ribeirão do Tempo (2010), Vitória (2014), além das séries A Lei e o Crime e Milagres de Jesus. Desde 2018 Antônio Grassi vem atuando somente em trabalhos no streaming.
Por onde anda o ator 20 anos depois?
Formado em ciências sociais na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Antônio Grassi tem uma trajetória de mais de 20 anos na carreira pública voltada para as causas sociais e culturais.
Foi Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e dirigentes estaduais de Cultura, Conselheiro do Conselheiro Diretor do Fórum Cultural Mundial e Presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte) do Ministério da Cultura do Brasil – responsável por importantes projetos nas artes cênicas, música, artes visuais e outros programas integrados no período de 2003 /2006 e 2010/2013.
Nos últimos dez anos foi o diretor-presidente do Instituto Inhotim , em Brumadinho – Minas Gerais, considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.
Sempre ligado à política, o ator assume seu posicionamento favorável ao PT (Partido dos Trabalhadores), tendo sido apoiador da candidatura de Lula à presidência.
Em seu Instagram, que é aberto ao público, Grassi publica registros da vida pessoal e profissional, além de opiniões e homenagens. Veja o intérprete de Reginaldo atualmente: