Ney Latorraca pode ser visto na TV aberta na pele de Cornélio, personagem icônico de O Cravo e a Rosa. A novela de Walcyr Carrasco chegou ao fim nesta sexta (30) na Globo.
Veja também:
À época em que a trama foi exibida pela primeira vez, em 2000, Latorraca tinha 55 anos de idade. Hoje, o artista tem 78 anos e está fora da TV desde 2019.
Cornélio foi um dos personagens vividos por Ney Latorraca na teledramaturgia mais marcantes – e o próprio ator cita isso.
Na trama, o homem é casado com Dinorá, papel de Maria Padilha, e não sabe que é traído por ela o tempo todo. No fim das contas ele descobre o caso da esposa, mas decide perdoá-la mesmo assim e os dois terminam a novela juntos.
Leia mais: Buscapé, Jorginho e Fátima: Como estão os atores mirins de O Cravo e a Rosa hoje?
Marido de Ney Latorraca há 20 anos
Em entrevista ao Jornal O Globo neste ano, Ney Latorraca abriu o jogo sobre a vida pessoal, que sempre foi bastante reservada.
“Vivo com uma pessoa maravilhosa, um grande companheiro, amigo e bom ator que é o Edi Botelho”, revelou o veterano sobre o marido, com quem está há mais de 20 anos.
“Não me arrependo de não ter tido filhos. Até cogitei em uma época, mas pensei melhor: ‘Ah, não, vai começar de novo toda essa história de encontrar vaga para criança em pensão…’”, disse Ney, em um tom bem-humorado.
Ney explicou à revista Veja, que a companhia de Edi foi essencial quando fez uma cirurgia de vesícula, teve muitas complicações e precisou ficar 50 dias internado.
“O Edi virou praticamente um médico, e percebi que temos muito mais que um caso de amor, estamos unidos para toda a vida”, afirmou Ney em uma entrevista a Veja.
Leia mais: No ar em três novelas: O que aconteceu com Tânia Bondezan, de Chocolate com Pimenta?
Veterano fora da TV, mas presente nos palcos
A última novela em que Ney Latorraca esteve foi Novo Mundo, exibida em 2017 na faixa das 18h. Depois dela, o veterano esteve no humorístico Tá no Ar: a TV na TV, em 2018, e na série Cine Holliúdy, em 2019. Desde então ele não atuou mais.
Vale lembrar que dois anos antes de parar definitivamente de trabalhar na televisão, Ney anunciou sua aposentadoria. “Está na hora de eu parar. Não quero mostrar minha decrepitude. Quero ficar em casa, descansar, viajar”, declarou o ator.
A decisão pode ser justificada pelos mais de 60 anos de carreira ininterruptos de Ney Latorraca. O ator iniciou nos palcos em 1965 e na TV em 1968, na novela Beto Rockfeller, da TV Tupi.
Em 1974 ele migrou para a Globo, conquistando um papel na telenovela Escalada, ficando um longo período no canal até interpretar o célebre Barbosa no humorístico TV Pirata. Quando voltou à Globo, brilhou em Vamp (1991).
Após O Cravo e a Rosa, em 2000, engatou um trabalho atrás do outro na plimplim.
Confira também: Eleições 2022: Atores de O Cravo e a Rosa que votam em Lula para presidente
Leia outros textos desta colunista.