O Cravo e a Rosa, novela exibida originalmente no ano 2000, está experimentando novamente o gosto do sucesso. Agora a trama é reprisada na nova faixa vespertina dedicada à teledramaturgia da Globo.
Veja também:
Escrita por Walcyr Carrasco, a novela é inspirada, a priori, na célebre peça de teatro A Megera Domada, de William Shakespeare, que virou filme em 1967.
No longa, a musa Elizabeth Taylor deu vida a Catarina, uma mulher amarga, a princípio, e cheia de particularidades, Richard Burton interpretou Petruchio, um rico viajante. Os personagens em O Cravo e a Rosa caíram nas mãos de Adriana Esteves e Eduardo Moscovis.
Assim como o folhetim reexibido na Globo, a conhecida obra do dramaturgo inglês retrata cenas sobre casamento, a guerra dos sexos e conquistas amorosas.
O Cravo e a Rosa é remake de O Machão
Apesar de A Megera Domada ser a principal fonte de Walcyr para escrever o sucesso global de 21 anos atrás, houve ainda outra obra que lhe rendeu muitas inspirações. Trata-se da novela O Machão, exibida na TV Tupi entre 1974 e 1975.
O Machão é um folhetim de Sérgio Jockyman, tendo sido protagonizado por Antônio Fagundes e Maria Isabel de Lizandra.
A dinâmica do casal principal de O Machão é bem semelhante da novela de Carrasco, uma vez que conta com as mesmas referências.
Lembrando que esta telenovela foi adaptada de uma outra, A Indomável, de Ivani Ribeiro, transmitida pela TV Excelsior e também ‘sugada’ de A Megera Domada.
Elenco de O Machão
Em O Cravo e a Rosa, o ator Eduardo Moscovis é quem dá a vida a Petruchio. Já em O Machão, Antonio Fagundes é o protagonista. Do lado feminino, na novela antiga foi a já falecida Maria Isabel de Lizandra, e na dos anos 2000 foi Adriana Esteves.
Além dos protagonistas, a maioria dos personagens que compõem a trama de Walcyr Carrasco esteve também no folhetim de Ivani Ribeiro.
Irene Ravache interpretou a ‘fogosa’ Dinorá e João José Pompeo o enganado Cornélio. Já na versão atual os papéis são de Maria Padilha e Ney Latorraca. Já o personagem de Rodrigo Faro, Heitor, foi vivido por Jacques Lagôa, que era chamado de Heitorzinho.
Rogério Márcico foi o banqueiro Batista, papel que é de Luís Mello em O Cravo e a Rosa. E a atriz Lisa Vieira viveu a doce Bianca, personagem de Leandra Leal na trama reprisada hoje em dia.
Abrahão Farc, em 1974, fez o roceiro Calixto, papel de Pedro Paulo Rangel na novela mais recente. Enquanto Etty Fraser fez Mimosa, personagem revivida por Suely Franco.
Veja outros atores e personagens do elenco de O Machão:
Flávio Galvão – Edmundo
Clarisse Abujamra – Santuza
Cleyde Ruth – Candinha
Edgard Franco – Celso
John Herbert – Mário Maluco
Roberto Bolant – Inácio
Elias Gleizer – Comendador Stromboli
Liana Duval – Lulu Abrantes
Walderez de Barros – Serafina
Riva Nimitz – Rosa
Yara Lins – Dona Josefa
Marcos Plonka – Fritz
Older Cazarré – Cizânio
Ruthinéa de Moraes – Leonor
Tereza Sodré – Jandira
Clenira Michel – Zozó (Zoraida)
Henrique César – Rachid
Chico Martins – Armando
Paulo Hesse – Dr. Valcourt
Felipe Levy – Dr. Osvaldo
Nicole Puzzi – Aretuza
Odair Toledo – Buscapé
Indianara Gomes – Lúcia
Leia outros textos AQUI.
O canal do Observatório da TV publicou recentemente um vídeo sobre novelas que são remakes, mas você provavelmente não sabe, assim como O Cravo e a Rosa. Assista:
Confira outros textos AQUI.