
Deocleciano (Jackson Antunes) é o grande amigo e braço-direito de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e um ser humano acima de qualquer suspeita. Sempre justo e sincero, ele assume seus erros e está disponível para ajudar seus aliados.
Veja também:
- Capítulo 160: Essa personagem inesperada vai fazer Clarice recuperar a memória em cena linda (26/04) de Garota do Momento
- Capítulo especial (180): Após fugir da prisão, Beatriz abre o coração e revela o paradeiro de seu pai biológico em Garota do Momento
- Após esfregar a cara de Cacá no asfalto, Jão recebe a melhor notícia da sua vida em cena linda (26/04) de Volta por Cima

No entanto, na reta final de Renascer, Deocleciano comete um grande deslize ao querer proteger os seus. Ao lado de Damião (Xamã) ele planeja acabar com a vida de Egídio (Vladimir Brichta), mas a tocaia não dá certo.
Deocleciano dispara contra o pai de Sandra (Giullia Buscacio), que fica entre a vida e a morte e é conduzido ao hospital. Quem atenderá o vilão será Augusto (Renan Monteiro), que em breve volta a atuar como médico. Egídio sobrevive e assim pode contribuir com a polícia para indicar quem foi o culpado.

Infelizmente, Egídio jura de pé junto que quem atirou foi Tião Galinha (Irandhir Santos). Não se sabe ainda se ele não saberá que foi Deocleciano ou se ele indica Tião por pura vingança.
Com isso, Tião vai preso injustamente e Deocleciano não assume o crime, deixando que o marido de Joana (Alice Carvalho) mofe na cadeia. Lembrando que, com o passar do tempo, Tião se deprime tanto que não aguenta mais viver. Na versão de 1993 ele encerrou com a própria vida e há indícios de que seu final será o mesmo no remake.
