Petra (Débora Ozório) enxergará uma luz no fim do túnel após tomar uma decisão importante junto de Luigi (Rainer Cadete) em Terra e Paixão.
Ela e o marido finalmente assumirão que estão apaixonados por outras pessoas. Enquanto Petra está caidinha por Hélio (Rafael Vitti), Luigi vive um romance às escondidas com Anely (Tatá Werneck).
Os dois conversam seriamente e decidem se separar para seguir com as pessoas que amam. Dito isso, Petra se sente feliz e desabafa sobre a situação com a mãe.
Contudo, Irene (Glória Pires) não tem a reação que a filha espera. A vilã tem um verdadeiro surto e ameaça internar Petra caso ela se separe de Luigi. Lembrando que nesta semana Irene deixará bem claro que odeia Hélio, afinal, para ela o rapaz não tem posses e não seria um bom par para a filha.
Devastada com a rasteira da própria mãe, Petra conta o que houve para Luigi e o farsante tem a ideia deles fingirem que ainda estão casados por um tempo tanto para Irene quanto para Antônio (Tony Ramos).
Lembrando que Petra vai decidir dar um basta nas consultas abusivas com Laurita (Bruna Aiiso), médica que lhe entope de medicamentos fortes, e vai procurar ajuda de Jurecê (Daniel Munduruku). O pajé tentará curar a filha de Antônio.