Pai de Marianinha e Maria Santa volta para mudar a vida de Teca em cenas desesperadoras de Renascer. Venâncio, personagem de Fábio Lago, foi destaque da primeira fase da novela das nove.
Veja também:
Também chamado de ‘boi’ por encarnar o boi Bumbá nas festas da cidade, Venâncio era um homem misterioso e amargo. Em pouco tempo, o público também descobriu que ele tinha algo a esconder sobre suas filhas.
Ele abusou de Marianinha, sua primogênita, e a esposa Quitéria (Belize Pombal) matou a charada. Em cenas emocionantes a dona de casa acusou o marido de ter desgraçado a vida da filha mais velha, que acabou engravidando após os abusos e foi expulsa de casa pelo crápula.
Com Maria Santa foi diferente. Ele tinha extremo ciúmes da filha, mas não chegou a abusar dela. Apesar disso, a expulsou também após a caçula acreditar que estava grávida de José Inocêncio.
Venâncio e Quitéria então deixaram a região para sempre e nunca mais foram vistos. Na segunda fase, contudo, o nome do vilão vem à tona novamente, sobretudo com a chegada de Teca na fazenda de Inocêncio.
Teca é neta de Marianinha, filha de Samuel, o filho que ela teve após o abuso sofrido de seu pai. Consequentemente, a menina também é neta biológica de Venâncio. Por conta disso, a história se entrelaça nas próximas cenas, mostrando toda a ligação que Teca tem com aquele local.
A protegida de Buba (Gabriela Medeiros) inclusive passará mal todas as vezes que entrar na casa de Morena (Ana Cecília Costa), afinal, ali era a fazenda de coronel Belarmino (Antônio Calloni), para quem seu avô Venâncio trabalhava.
A partir dessas premonições, Teca dará indícios de sua proximidade com a família de Maria Santa e algumas pessoas perceberão algo de estranho. Inácia (Edvana Carvalho) usa sua sensibilidade para descobrir tudo. Já Rachid (Almir Sater) observa a menina e acredita que ela seja neta de sua esposa Marianinha. Tudo deverá estar explicado na carta que o libanês esconde a sete chaves.