MESTRE

Muita vida pela frente: Raul Cortez morreu com doença devastadora 10 anos após O Rei do Gado

Ícone da dramaturgia lutou para viver e faleceu em 2006

Publicado em 28/01/2023

Quem assiste à reprise de O Rei de Gado confere também o show de Raul Cortez diante das câmeras. O ícone da dramaturgia interpreta Geremias Berdinazzi na trama rural.

Rival de Bruno Mezenga, papel de Antônio Fagundes, o personagem deu um golpe nos irmãos na primeira fase e conseguiu se tornar um grande fazendeiro do ramo do café.

Apesar do desvio de caráter, Geremias vive se remoendo de culpa por ter enganado seus parentes e chega à velhice sem nenhum herdeiro considerado por ele como ‘legítimo’, afinal, não reconhece Bruno Mezenga como seu sobrinho.

Raul Cortez como Geremias Berdinazzi em O Rei do Gado
Raul Cortez como Geremias Berdinazzi em O Rei do Gado

Carreira de Raul Cortez, além de O Rei do Gado

Descendente de espanhóis e portugueses, Raul Cortez ficou marcado por papéis tipicamente italianos. Geremias Berdinazzi é um exemplo, assim como Francesco de Terra Nostra (1999) e Genaro de Esperança (2002).

Seus personagens em telenovelas certamente foram os que mais ficaram eternizados no grande público. Porém, o ator deu seu pontapé inicial na carreira atuando nos palcos, em 1955. Logo após enveredou para o cinema.

A estreia na TV ocorreu na extinta Rede Excelsior, em 1966. E depois de diversos trabalhos na TV Tupi, migrou para a Globo para fazer a novela Água Viva, em 1980. A partir daí não parou mais. Foram mais de 20 trabalhos na emissora da família Marinho.

Cláudio (Raul Cortez) em Brega & Chique
Cláudio (Raul Cortez) em Brega & Chique (Reprodução/Canal Viva)

Doença e morte

Em dezembro de 2004, cerca de oito anos depois de ter vivido Geremias em O Rei do Gado, Raul Cortez passou por uma cirurgia para remover um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado. Após a operação, enfrentou sessões de quimioterapia.

Dois anos de luta contra o câncer se passaram e em 30 de junho de 2006, o artista precisou novamente ser internado. Raul Cortez faleceu no dia 18 de julho de 2006, aos 73 anos de idade.

Raul Cortez morreu aos 73 anos, em 2006
Raul Cortez morreu aos 73 anos, em 2006