
Mariana prova que não é vilã em Renascer e honra a vida de Tião de forma mais linda. É isso mesmo. Após morte de Tião Galinha, Mariana decide honrar a vida de Joaninha. O final da esposa de José Inocêncio terá muitas reviravoltas. Vale dizer que será a mulher do fazendeiro quem toma a frente da vingança da família.
Veja também:
- Após lacrar o caixão de Rudá, Filipa ganha um novo amor no último capítulo (173) de Mania de Você
- Após 173 capítulos, Diana finalmente descobre o paradeiro de Volney em Mania de Você: "Sem herança"
- Após cavar a cova de Alfredo Honório, Teresa descobre gravidez inesperada em capítulo especial (160) de Garota do Momento
Interpretada por Theresa Fonseca, Mariana vai ficar sempre em dúvida sobre quem matou seu avô Belarmino até escutar a verdade quase no final da novela.
José Inocêncio abrirá o jogo para Pastor Lívio (Breno da Matta) sobre ter assassinado Belarmino. Mariana ouvirá tudo, ficará não fará nada. Ela desistirá de sua vingança contra o marido e escolherá protegê-lo.

No final de Renascer, Mariana empunhará uma arma para tirar a vida de ninguém menos do que Egídio (Vladimir Brichta). Ele já terá sofrido um atentado anteriormente a isso, levando Tião Galinha (Irandhir Santos) injustamente à cadeia. O pobre homem, aliás, tira a própria vida na prisão, deixando Joaninha (Alice Carvalho) e seus filhos desolados.
Mariana mata Egídio e vinga a morte cruel de José Venâncio (Rodrigo Simas) e também por conta do atentado cruel do vilão contra seu marido.
Para quem não sabe, José Inocêncio leva um tiro de Egídio e fica de cadeira de rodas. Após isso ainda ele sofre um acidente enquanto volta de Ilhéus para a fazenda, precisando ficar acamado em estado bem delicado. Sua saúde se deteriora até um dia falecer.

Após a morte do marido, Mariana, que não terá filhos com Inocêncio, sente que perdeu o sentido morar na fazenda. Por isso ela escolhe ir embora dali e seguir sua vida.