Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) teve que abandonar seus antigos hábitos e adotar um estilo de vida saudável após descobrir estar com tuberculose em Cabocla, folhetim que está sendo reprisado na faixa Edição Especial da Globo.
Veja também:
Em um primeiro momento, o jovem não irá aceitar o diagnóstico, afinal, a doença naquela época era considerada incurável. Não havia vacina e nem tratamento. No entanto, seu pai, Joaquim (Reginaldo Faria), manda o jovem para a Vila da Mata, um local com ar puro e muita natureza.
Ele acaba sendo recebido de braços abertos pelo Coronel Boanerges (Tony Ramos), seu primo e dono da fazenda onde ele fica hospedado. É lá que ele se encanta por Zuca (Vanessa Giácomo) e os dois começam a viver uma paixão avassaladora.
Ao longo da trama, a doença do rapaz irá se agravar e isso deixará todos que o cercam muito preocupados, principalmente Zuca, que descobrirá estar grávida do amado.
Mesmo passando boa parte da trama entre a vida e a morte, Luís Jerônimo terá um final feliz na novela de Benedito Ruy Barbosa. Ele se recupera da tuberculose por um milagre, se casa com Zuca e os dois têm um filho nos últimos capítulos de Cabocla.
Quem morre na novela reprisada, infelizmente, é Tomé, personagem de Eriberto Leão.